Téc. Individual - Artigo 08

- Saque

- Exercícios de Saque (Parte V).

- Sequência de Exercícios no. 04 (para qualquer nível).

- Objetivo: Associar a execução à Estratégia de Saque do time.

- Tipos: Tênis e "Viagem" com Potência Máxima e/ou "Chapado".

Uma equipe deve ter Estratégia e Alternativas Táticas de Saque bem definidas. Numa competição enfrentará adversários/jogadores com diferentes características. Ou seja, uma Estratégia que obtém bom rendimento contra um adversário e/ou contra determinado jogador, pode não ser boa contra outros.

Propriedades Importantes.

1 - Capacidade Técnica Individual para executaram diferentes tipos de saque, em diferentes pontos da Zona de Saque e de diferentes distâncias em relação à linha do fundo.

2 - Discernimento Tático Individual para decidir que tipo de Saque deve ser executado para dificultar construção de ações de ataque do adversário.

3 - Associar o tipo do Saque aos posicionamentos no Bloqueio e na Defesa.

 

Tive uma experiência bem-sucedida. No treinamento Tático Coletivo, a Equipe em Treinamento (ET) pratica o Sistema Defensivo. Uma outra, a Equipe Oponente (EO), por conseguinte, o Sistema Ofensivo (recepção-levantamento-ataque). O Treinador estabelece o tipo de Saque e o alvo a ser buscado na quadra oposta.

- Dinâmica do Treinamento. A bola entra em jogo após a execução do saque. A EO realiza a sequência recepção/levantamento/ataque. A ET bloqueio/defesa/contra-ataque. O "rally" continua até que um dos times consiga marcar o ponto. Os reinícios são sempre pelo saque estabelecido pelo Treinador em cada Módulo (divisão do treinamento).

- Divisão do Treinamento. Dividir a sessão em, por exemplo, 4 módulos de, também por exemplo, 15 minutos. Em cada módulo o Treinador determina um Alvo a ser buscado pelos jogadores da ET na quadra de EO.

Treinamento 1. Também dividido 4 Módulos de 15 minutos.

Ex. 19 - Módulo 1. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona A, na Pos. 5, entre o passador e a linha lateral da quadra: no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 1 a seguir).

Ex. 20 - Módulo 2. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona C, na Pos. 1, entre o passador e a linha lateral da quadra, no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 2 a seguir).

Ex. 21 - Módulo 3. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona A, entre o passador e a linha lateral da quadra, no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag 3 a seguir).

Ex. 22 - Módulo 4. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona C entre o passador e a linha lateral da quadra, no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial (diag.4 a seguir).

 

Nota

O Professor/Treinador de acordo com a duração do treinamento, com o número de bolas, com o nível técnico de seus atletas deve estabelecer:

- se os saques serão desferidos nos três terços da quadra oposta numa mesma seção ou em apenas uma das quais; - se serão executados nas Pos. 1 e 5 numa mesma seção;

- sugiro que os Módulos sejam de duração curta em apenas numa das Pos., 1 ou 5.

 

 


Treinamento 2. Também dividido 2 Módulos de 15 minutos.

Ex. 23 - Módulo 1. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona C, entre na Pos. 1, entre o passador e a linha lateral, no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 5 a seguir).

Ex. 24 - Módulo 2. A Equipe em Treinamento (ET) executa saque da Zona C na Pos. 5 entre o passador e a linha lateral da quadra, no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 5 a seguir).

 

Nota

As sequências sugeridas estabelecem que os saques sejam desferidos das Zonas A, B e C, nas Pos. 1 e 5, entre os passadores e as linhas laterais, nos terços Final, Central e Inicial da quadra oposta.

- No Planejamento Global de uma equipe de alta competitividade os Módulos podem ser distribuído ao longo de um período sem competições, da maneira mais conveniente. Nas proximidades das competições, o Treinador estabelece tipos e alvos que provavelmente serão mais úteis.

 

 

 


Treinamento 3, dividido em 6 Módulos, vamos mudar os alvos.

Ex. 25 - Módulo 1. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona A entre os passadores das pos. 1 (P1) e 6 (P6¨), no Terço Final TF da quadra oposta (diag. 6 a seguir).

Ex. 26 - Módulo 2. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona A entre os passadores das pos. 6 (P6) e 5 (P5), no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 6 a seguir).

Ex. 27 - Módulo 3. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona B entre os passadores das pos. 1 (P1) e 6 (P6), no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 7 a seguir).

Ex. 28 - Módulo 4. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona B entre os passadores das pos. 6 (P6) e 5 (P5), no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 7 a seguir).

Ex. 29 - Módulo 5. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona C entre os passadores das pos. 1 (P1) e 6 (P6), no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 8 a seguir).

Ex. 30 - Módulo 6. A Equipe em Treinamento (ET) executa o saque da Zona C entre os passadores das pos. 6 (P6) e 5 (P5), no Terço Final, e/ou no Terço Central e/ou no Terço Inicial da quadra oposta (diag. 8 a seguir).

 

 

 

- Conclusão da Técnica Individual do Saque.

 

Com o auxílio da informática os promotores dos campeonatos de voleibol divulgam estatísticas das performances de todas as funções (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa) de cada jogo e de todo o campeonato; individuais e das equipes. Daí se consegue estabelecer o Nível Técnico da Competição. Ou seja, qual é o rendimento (em porcentual) ideal para um sacador, para um time.

O treinamento global, isto é, físico, técnico individual e tático, deve ter em vista o alcance desse NTC em que a equipe participa. Esses níveis são buscados em todas as sessões de treinamento, em cada série de exercícios, em cada execução de saque. Logo, treinadores e atletas devem considerar essa componente e buscarem o alcance desses níveis.

Sem querer ser repetitivo, apresento alguns comentários que considero muito importantes.

1 - O saque atualmente é um fator de desequilíbrio no voleibol. O Jogador tem que ser, ao mesmo tempo, regular e eficaz. Regular, porque o erro resulta em ponto para o adversário. Eficaz, para tornar mais fácil a tarefa de bloquear e defender e, consequentemente, obter os pontos por meio de conta-ataques.

2 - Considerando sua importância, o treinamento do saque deve ser em sessões específicas e, sobretudo, de maneira sistemática.

3 - Nas sessões os atletas devem estar absolutamente concentrados, com a musculatura descansada e compromissado com os objetivos do treinamento, ou seja, alcançar o nível requerido pela competição que está envolvido.

4 - O número de séries e repetições de uma seção deve ser objeto de estudo. O exagero não é benéfico. O jogador passa a cumprir a tarefa sem se interessar pelo próprio aproveitamento, arrisca-se às lesões decorrentes de uma musculatura fatigada e pratica sem observar as referências indispensáveis para um bom saque.

5 - É fundamental a participação do treinador. Corrigindo, cobrando aproveitamento, incentivando, etc.

Ao longo da apresentação dos artigos sobre o saque, tentei focalizar o assunto de maneira detalhada, a fim de enfatizar a importância do treinamento para a performance global do jogador e da equipe como todo.

O atleta brasileiro não tem muita paciência para treinamentos de saque. E por que isso? Na minha opinião, não se dão conta da importância de um bom aproveitamento no saque. Depois, tradicionalmente, esse treinamento é realizado como uma última parte, a parte final: de modo geral, o atleta está pensando em cumprir e ir embora. Pouco a pouco está interessando-se mais, contudo, ainda não se envolve men-tal-men-te da maneira que deveria.

Existe um pensamento: uma situação de jogo - qualquer - será melhor realizada, se anteriormente simulada na mente: é o tal do treinamento mental.

 

 

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