Téc. Individual - Artigo 05

- Saque

- Exercícios para a Aprendizagem e o Aperfeiçoamento do Saque (Parte I).

Os jogadores que pretendem participar de campeonatos devem destinar um percentual do treinamento global ao treinamento:

- exclusivo ao Saque;

- um outro, também exclusivo, à Recepção;

- e um outro mais, também exclusivo, ao Saque e à Recepção, de modo conjugado.

O treinamento conjugado desenvolve simultaneamente o saque e a recepção, ou seja, quanto melhor for o saque do companheiro, melhor será a oportunidade de treinamento da recepção. Apresentarei três sequências de treinamento distintas. A primeira destinada ao aprendizado da técnica. As demais podem ser utilizadas por jogadores que participam de qualquer nível de competição.


 

- Sequência no. 1 (para iniciantes).

- Objetivo: aprendizagem da técnica.

- Tipos: Por Baixo e Tênis.

Nota

Evitar para crianças os saques "Viagem" e "Jornada", pois requerem, sobretudo, melhor coordenação de movimentos.

 

Divisão da Quadra: de 3 em 3 metros, paralelamente à rede, e 3 em 3 metros, paralelamente às linhas laterais (como demonstra o diagrama a seguir). Formando 6 Zonas (A, B e C) iguais na quadra em que os saques são executados. E na quadra oposta, 9 Pontos Alvos (P1, P2 e P3) nos os atletas direcionam seus saques.

 

 

 

 

Exercício: sacar com o corpo de frente para o Ponto em que direcionará a bola. Algumas recomendações.

1 - Posicionar o jogador rigorosamente de frente para a Ponto Alvo (Ps), inclusive com as pontas dos pés de frente, tanto para os alvos à frente quanto para os em diagonais. Inicialmente preocupar-se só com a técnica; não imprimir força ao movimento. Na medida em que a técnica for sendo assimilada, o saque será executado cada vez mais distante

Notas

- Para crianças que não tenham força possam aprender a técnica corretamente, sugiro que o professor estabeleça uma progressão, ou seja:

1 - iniciar a aprendizagem fazendo com que as mesmas comecem a sacar à 3 metros da rede, isto é, das Zonas A: A1a, B2a e C3a. O objetivo é somente tentando que a bola passe por cima da rede para os Pontos Alvo (Ps) na quadra oposta.

2 - a medida que forem conseguindo, aumentar progressivamente a distância em relação à rede (saque das zonas B), por exemplo: A1b, B2b e C3b.

3 - na sequência o saque das zonas C, A1c, B2c e C3c.

- Designei a Zona de Saque em A (terço direito), B (terço central) e C (terço esquerdo). Os professores/treinadores podem optar por outra designação.

 

 

Ex. 01 - Saque da Zona A1a, nos Pontos, pela ordem, para: P3" - P2'' - P3' - P2' - P3 - P2 - P1.

Ex - 02 - Saque da Zona B2a, nos Pontos, pela ordem, para: P2'' - P2' - P3' - P1' - P2- P1 - P3.

03 - Da zona C3a, saca pela ordem para: P1'' - P3'' - P1' - P2' - P3' - P1 - P2 - P3.

Nota.

Não há necessidade de praticar os saques das Zonas A1a para P1'' e de C3a para P3''. A trajetória é irreal, o que que torna irreal também o posicionamento do corpo.


04 - Saque da Zona A1b, pela ordem, para: P3'' - P2" - P1''.

05 - Saque da Zona B2b, pela ordem, para: P2'', P1'' e P3'', P2', P1', P3', P2, P1 - P3.

06 - Saque da Zona C3b, pela ordem, para: P1'' - P2'' - P3" - P1' - P2' - P3' - P1 - P2 - P3.


07 - Saque da Zona A1c, nos Pontos, pela ordem, para: P3'' - P2'' - P1'' - P3' - P2' - P1' - P3 - P2 - P1.

08 - Saque da zona B2c, nos Pontos, pela ordem, para: P2'' - P1'', P3'', P2', P1', P3', P2, P1 - P3.

09 - Saque da Zona C3c, nos Pontos, pela ordem, para: P1'' - P2'' - P3'' - P1' - P2' - P3' - P1 - P2 - P3.

 

A sequência pode parecer longa. Mas com toda certeza contribuirá para a aprendizagem correta. O tempo que ser pode perder será recuperado mais tarde, uma vez que, o atleta adquire a técnica que lhe será útil ao longo de sua carreira. E possível ver entre atletas profissionais alguns que têm dificuldade.

O número de execuções em cada zona será estabelecido de acordo com a sensibilidade do treinador. O importante é o aprendizado execução correta da técnica. Atingido esse objetivo, os saques passarão a ser treinados de conformidade com a regra e os objetivos serão outros.

Os aprendizes, principalmente crianças já querem sacar lá da Zona de Saque. Não é bom, pois, com absoluta certeza, executarão de qualquer maneira e sem se preocupar com a execução correta.

 

- Aspectos a serem observados durante a Execução do Exercícios.

1 - O jogador deve se posicionar frente para o alvo. Com boa base, ou seja, pernas afastadas (largura dos ombros), uma das quais à frente (oposta ao braço do golpe), as pontas dos pés de também de frente para o alvo.

2 - Na preparação a bola de ser segurada na altura do ombro. O braço do golpe deve estar semiestandido (o cotovelo na linha dos olhos) e nas proximidades da linha da cabeça.

4 - A bola deve ser alçada cerca de 30 cm. É altura suficiente para a movimentação do braço que golpeia.

5 - O golpe deve ser desferido rigorosamente no centro da bola.

 

 

 

Cont. no art. 06, com outra Sequência de Exercícios.

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