Técnica Individual - Art. 13

- Toque de Bola Acima da Cabeça, para o Levantamento e para a Defesa.

- Para o Levantamento.

- Treinamento do Toque

- Exercícios para Aprendizagem e Aperfeiçoamento.

 

Sequência de Exercícios no 07.

Mesma mecânica da sequência no 06, isto é, trabalho em dupla. Cada jogador executa 02 toques consecutivos. O primeiro - não muito alto - da linha lateral para o centro da quadra. Desloca-se velozmente e, sem parar sob a bola, executa o segundo para o companheiro que está esperando na linha lateral oposta. O retorno para o posicionamento inicial (fora da quadra, cerca de 1 m das linhas cheias em vermelho) é correndo de costas.

 

 

 

Nota

A distância em que os jogadores se deslocarão, nesta sequência é menor em relação aos da sequência anterior. Contudo, a velocidade com que farão os deslocamentos, como sempre, deve ser máxima.

71 - Ambos os toques de frente.

72 - O primeiro de frente e o segundo lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

73 - O primeiro de frente e o segundo lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

74 - O primeiro de frente e o segundo de costas para o companheiro.

75 - O primeiro de frente e o segundo saltando com uma das pernas e de frente.

76 - O primeiro de frente e o segundo saltando com uma das pernas e tocando lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

77 - O primeiro de frente e o segundo saltando com uma das pernas e tocando lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

78 - O primeiro de frente e o segundo saltando e tocando de costas para o companheiro.

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos exercícios.

1 - O Treinador deve orientar seus jogadores para um aspecto muito importante. Quando executarem o primeiro toque, não alçarem a bola muito para o alto. Os objetivos com os exercícios são:

a- fazer com que os jogadores se desloquem com bastante velocidade;

b- que os jogadores executem o segundo toque - o levantamento - sem parar sob a bola.

2 - Com isso, nos toques com o corpo em suspensão, serão obrigados a saltar com uma das pernas. Essa habilidade é importante pois imprime maior velocidade ao exercício e estimula o desenvolvimento (melhoria) da coordenação deslocamento - chegada - salto. Nos toques com o corpo agachado, será possível verificar a importância de realizar o fundamento após o toque.

3 - Inicialmente haverá alguma dificuldade por parte dos jogadores menos hábeis. O treinador deve encorajá-los por tratar-se de uma habilidade a ser utilizada com grande frequência e, em situações de jogo em que não há a possibilidade de parar, a fim de executar o toque.

4 - Conveniente adequar as distâncias, dos deslocamentos e das trajetórias da bola, de acordo com a capacidade dos atletas; sobretudo para iniciantes.

 

Cont. no art. 14, com outra Sequência de Exercícios

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra

  Ir para Menu Estratégias/Táticas DO Sistema Ofensivo - Vôlei de Praia  
 

Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Defensivo - Vôlei de Praia

Ir para Menu Vôlei de Praia