Técnica Individual - Art. 12

- Toque de Bola Acima da Cabeça, para o Levantamento e para a Defesa.

- Para o Levantamento.

- Treinamento do Toque

- Exercícios para Aprendizagem e Aperfeiçoamento.

 

- Sequência de Exercícios no 06

Exercícios em dupla, utilizando a largura da quadra. Os dois jogadores fora da quadra, a 3 metros da linha lateral (p.i). Executam 02 toques consecutivos. O primeiro de frente para o centro da quadra (seta tracejada em vermelho). Desloca-se velozmente e executa o segundo para o companheiro (seta interrompida em verde), que está esperando a 3 metros fora da quadra (diagrama a seguir).

 

63 - De frente.

64 - Lateral, com o corpo virado para a direita.

65 - Lateral, com o corpo virado para a esquerda.

66 - De costas para o companheiro.

67 - Saltando e de frente.

68 - Saltando e tocando lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

69 - Saltando e tocando lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

70 - Saltando e tocando de costas para o companheiro.

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos exercícios.

1 - Nos exercícios desta sequência, o grau de dificuldade aumenta ainda mais. A intenção é essa mesmo. Agora outras valências são importantes.

- Capacidade orgânica, aeróbia ou anaeróbica dependendo do tempo de execução.

- Velocidade de deslocamento.

- Velocidade de movimentos.

2 - Coordenação motora, sobretudo nos exercícios em que o segundo toque é lateralmente ou de costas para o companheiro. No caso, o primeiro deslocamento é de frente, tem que haver uma troca de direção, a fim de se obter posicionamento correto - lateralmente ou de costas - em relação ao alvo.

3 - Força, uma vez que as distâncias das trajetórias da bola são maiores. Caso o professor/treinador perceba que a distância é mais longa que a capacidade de seus atletas, é apropriado diminuí-la.

4 - O Condicionamento Físico deve ser uma referência para o treinador. Caso perceba comprometimento da execução na realização dos exercícios, não deve insistir. Há evidência de condicionamento insuficiente, o que implicará na repetição de erros. Obviamente, isso não é benéfico. O objetivo maior é a correção na execução dos exercícios.

5 - Até esta sequência são 70 exercícios. Apresentarei outras com grande número e variação. O treinador deve ministrá-los pouco a pouco. Com a continuidade, os jogadores vão adquirir - também pouco a pouco - melhor condicionamento. É muito importante atentar para a gradação da complexidade. Enquanto os jogadores não ganharem desembaraço em uma sequência, não deve-se ministrar a subsequente.

 

Cont. no art. 13, com outra Sequência de Exercícios

 

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