Téc. Individual - Art. 10

- Toque de Bola Acima da Cabeça, para o Levantamento e para a Defesa.

- Para o Levantamento.

- Treinamento do Toque

- Exercícios para Aprendizagem e Aperfeiçoamento.

Nas três sequências anteriores o exercícios sugeridos foram realizados de modo individual, ou seja, cada atleta com uma bola. Partindo do pressuposto de que houve bom aproveitamento e que a execução do fundamento foi corretamente aprendida, é o momento de aumentar-se a complexidade dos exercícios. Nesta, os exercícios devem ser executados por duplas.

- Sequência de Exercícios no 04

Exercícios em dupla, utilizando a largura da quadra. Ambos os jogadores executam 02 toques consecutivos (figura a seguir). O primeiro alto sobre a própria cabeça, de maneira que o jogador tenha tempo suficiente para se preparar (flexão e extensão das pernas e dos braços) para o segundo toque. O segundo para o companheiro, simulando um levantamento, isto é, a bola tem que sair bem alta do ponto em que é tocada (trajetória tracejada).

 

 

 

36 - Ambos os toques, de frente e com os pés no chão.

37 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, lateral, com o corpo virado de frente para a direita. O apoio deve ser feito na perna esquerda.

38 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, lateral, com o corpo virado de frente para a esquerda. O apoio deve ser feito na perna direita.

39 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, de costas, com uma perna ligeiramente na frente da outra. O apoio deve ser feito na perna da frente - de quem está levantando. Os braços devem estar, no momento do toque, semiflexionados e atingir a bola sobre sua própria cabeça.

40 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, de frente com o corpo em suspensão (saltando).

41 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, saltando e tocando lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita.

42 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, saltando e tocando lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda.

43 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, saltando, virando-se e tocando de costas para o companheiro.

 

Nota

Nos exercícios executados por meio de toques com o corpo em suspensão, o jogador deve tocar a bola no "ponto morto" da impulsão; nem na subida, nem na descida do corpo.

 

44 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, com o corpo agachado e de frente; toca e executa um rolamento.

45 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, com o corpo agachado e lateralmente, com o corpo virado de frente para a direita; toca e executa um rolamento.

46 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, com o corpo agachado e lateralmente, com o corpo virado de frente para a esquerda; toca e executa um rolamento.

47 - Com o primeiro toque de frente. O segundo, com o corpo agachado e de costas para o companheiro; toca e executa um rolamento.

 

Nota

Nos exercícios de toque agachado e com rolamento uma perna deve estar na frente da outra para garantir um maior equilíbrio. O toque deve ser executado absolutamente agachado; nem agachando-se, nem erguendo-se.

 

48 - Neste e nos próximos exercícios os dois toques serão do mesmo tipo e da mesma maneira de execução. Tanto no primeiro (na bola que vem do companheiro) quanto no segundo (na bola que é passada para o companheiro). Neste primeiro, os dois toques são com os pés no chão, de frente.

49 - Mesma dinâmica do ex. 48, com os dois toques com o corpo em suspensão (saltando), de frente.

50 - Mesma dinâmica do ex. 48, com os dois toques com o corpo agachado, de frente.

 

Nota

Repare que nestes exercícios (48, 49 e 50) só sugiro os toques de frente. Por uma razão. O grau de dificuldade já é bem acentuado. Os dois atletas devem realizar deslocamentos rápidos a fim de se posicionarem rigorosamente sob a bola. Na próxima sequência, aí sim, volto a sugerir as execuções de costas e lateralmente em relação ao alvo.

 

Cont. no art. 11, com outra Sequência de Exercícios

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