Técnica Individual - Art. 05

- MEIOS DE ATAQUE

 

- Exercícios para a Aprendizagem e o Aperfeiçoamento dos Meios de Ataque - Parte II.

- Sequência de Exercícios no 02.

- Objetivos.

 

- Coordenação dos movimentos: - coordenação dos movimentos;
  - amplitude e velocidade dos movimentos do tronco e dos braços.

09 - Exercício 2 a 2. Um jogador afastado 1 metro, perpendicularmente em relação à rede, segurando uma bolinha de tênis (ou similar). Dá um salto sem passada e rigorosamente vertical e, no ponto morto da impulsão, arremessa a bolinha, com uma das mãos, para o outro lado da rede. Importante: saltar e cair no mesmo ponto, sem qualquer desequilíbrio.

10 - Idem 09, com o arremesso de tal maneira que a bolinha passe a cerca de 1 metro do bordo superior da rede e descaia no fundo da quadra.

11 - Exercício 2 a 2. Um jogador afastado perpendicularmente (1 metros) da rede. Dá uma passada bem longa para trás e junta os dois pés. Segura uma bolinha de tênis ou similar, dá uma passada bem longa, salta e, no ponto morto da impulsão, arremessa a bolinha para a quadra adversária, na paralela.

12 - Idem exercício 11, com o arremesso na diagonal.

13 - Idem 11, com o arremesso de tal maneira que a bolinha passe cerca de um metro por sobre o bordo superior da rede e descaia no fundo da quadra, na paralela.

14 - Idem 13, com a bola decaindo no fundo da quadra, na diagonal.

 

Nota

Nos exercícios em que a bola passa cerca de 1 metro do bordo superior da rede e descai no fundo (exercícios 13 e 14, por exemplo), é uma simulação de outros meios de ataque, como os "Shots" / Meia-Batida e os "Lobs".

15 - A mesma mecânica do exercício 11 (com uma passada). Agora, o jogador dará duas passadas bem longas para trás. Marca o ponto de saída. Dá duas passadas bem compridas, salta e arremessa a bolinha para a quadra oposta, na paralela.

16 - Idem 15, com o arremesso na diagonal.

17 - Idem 15, com a bolinha passando 1 metro do bordo da rede e descaindo no fundo da quadra, na paralela.

18 - Idem 17, com a bola descaindo no fundo, na diagonal.

 

- Aspectos a serem observados durante a execução dos exercícios.

 

1 - Os movimentos que os jogadores executam nessa sequência de exercícios já são, cada vez mais, semelhantes aos dos meios de ataque, sobretudo aos da cortada e das "largadas". Nunca é demais repetir que o treinador/professor deve insistir com seus atletas para que os mesmos se atenham aos objetivos propostos. No caso, a coordenação, a amplitude e a velocidade dos movimentos. Para isso, continua sendo da maior importância e, antes de tudo, o fator equilíbrio. Logo, são pontos importantes:

- saltar, executar o arremesso e cair, rigorosamente, no mesmo ponto em que saltou;

- manter o mesmo espaço entre o corpo e a rede, durante toda a execução da ação;

- fazer os movimentos do tronco e dos braços, com máxima velocidade, no ponto morto da impulsão, ou seja, nem na subida nem na descida do corpo.

 

2 - Nos exercícios em que o atleta tem que girar o tronco, não se pode esquecer que os giros têm que ser feitos no ponto morto da impulsão. A queda tem que ser, também, no mesmo ponto em que foi feito o salto e, rigorosamente, de frente para a rede.

3 - Os arremessos em que a bolinha de tênis passa mais acima do bordo da rede e descaem no fundo da quadra, requerem grande equilíbrio e contribuem para desenvolver a coordenação de todos os movimentos. Além do que, simulam os golpes do tipo "Lob", largamente utilizados no vôlei de praia.

4 - É bastante comum o fato de os jogadores querem arremessar a bolinha com toda força. Muitas vezes, para isso, encolhem os braços, desequilibram-se, enfim, cometem uma série de erros.

5 - No processo de aprendizagem, mesmo que seja muito difícil - no início - o treinador/professor de estabelecer que os arremessos sejam feitos com o braço direito e com o braço esquerdo.

 

Cont. no art. 06, com outra Sequência de Exercícios

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra

  Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Ofensivo - Vôlei de Praia  

 

Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Defensivo - Vôlei de Praia

Ir para Menu Vôlei de Praia