Técnica Individual - Art. 02

- MEIOS DE ATAQUE.

- "Largadas".

- Tipos.

 

As "Largadas" são meios de ataque, diria, alternativos. Ou seja, a primeira intenção dos atacantes é utilizar a cortada mais potente possível. Sem dúvida, o meio pelo qual se imprime maior velocidade à bola e, portanto, o mais eficaz. No Brasil as "largadas" são golpes com algumas denominações:

- Meia Batida;

- Soco;

- "Cuts";

- "Lobs".

 

Nota

Focalizarei o Soco no próximo artigos

 

Os "Cuts", também conhecidos como "Caixinha", e "os Lobs" são denominações herdadas do voleibol norte-americo. Antes de qualquer outro país, já existia a Liga de Vôlei de Praia, nos Estados Unidos, a A.V.P., que tinha a "Custs" / Caixinha", os "Shots" / Meia-Batida e Soco como únicos meios possíveis para as "largadas"; não era possível executá-las com as mãos abertas ou com as pontas dos dedos como eram feitas no voleibol brasileiro.

No Brasil, os jogadores utilizavam a "largada" da mesma que o faziam no vôlei de quadra, isto é, com as pontas dos dedos. Nos primeiros torneios internacionais, essa maneira causou grande polêmica. Os norte-americanos protestaram, protestaram e protestaram. Logo, logo, o modo deles passou a vigorar como regra. Foi introduzida na regra da modalidade, definitivamente, por ocasião da oficialização do vôlei de praia como Desporto Olímpico.

Feita esta breve introdução, vamos ver um a um esses meios de ataque. Diferenciam-se da Cortada Potente por algumas característica:

- executado com os mesmos procedimentos de execução que o da cortada potente;

- é desferido no mesmo ponto (altura) que a cortada potente;

- é menos potente, e largamente utilizado colocar as bolas evitando-se o bloqueio e em pontos mais distantes do Jogador-Defensor (JD);

- é desferido em diferentes pontos da bola.

 

Nota

Em virtude dos procedimentos (aproximação, salto, movimentos do tronco e dos braços e pontos do golpe na bola) para a execução das "Largadas" serem iguais aos da Cortada, considero desnecessário mencioná-los novamente. Para visualizá-los, clique no artigo 01.

 

- Quanto ao Ponto Ataque.

O golpe deve ser desferido no mesmo ponto em que o jogador ataca a Cortada Potente. No exato momento do golpe, o mesmo opta por outros golpes. O ideal é que o atacante não deixe a bola cair para pontos mais baixos para executar as "largadas", uma vez que;

- a trajetória da bola torna-se mais lenta;

- facilita a percepção, tanto para o Jogador-Bloqueador (JB) e o Jogador-Defensor (JD);

Na figura a seguir, pontos de ataque diferentes resultam em trajetória também diferentes. (A) o ponto mais alto. A trajetória da bola é retilínea, por conseguinte mais rápida. (B) a mais lenta, ou seja a bola sobe para depois descer.

 

 

:

Nota

Da mesma maneira que o ponto do ataque deve ser o mesmo para a cortada potente e para as "largadas", a expressão corporal também deve ser a mesma. A fim de que o bloqueador e o defensor da dupla adversário não percebam diferenças. Repito: a diferença é no exato momento do golpe.

 

 

Quanto ao Ponto da Bola.

O golpe pode ser desferido em diferentes pontos da bola, obviamente tendo em vista direcionar a mesma para alguns pontos da quadra oposta. Na figura a seguir, a divisão da bola em partes. Os cortador a golpeia nestes pontos, a fim de direcionar a mesma para os diferentes pontos da quadra.

 

 

 

- No ponto 1: apropriado para dar uma trajetória retilínea à bola ("shot / meia-batida);

- Nos pontos 2 e 3: apropriado para o ataque nos flancos da quadra; no 2, da esquerda para a direita e no 3, da direita para esquerda ("cut" / "caixinha");

- No ponto 4: apropriado a direcionar a bola mais para baixo e com maior velocidade;

- Entre os pontos 5 e 3: para golpes do tipo "Lob", utilizado para buscar o fundo da quadra, encobrindo defensores adversários, da direita para a esquerda;

- Entre os pontos 5 e 2: para golpes do tipo "Lob", utilizado para buscar o fundo da quadra, encobrindo defensores adversários, da esquerda para a direita;

- No ponto 5: apropriado para o Soco.

 

 

- Situações de Jogo em que a "Largadas" são Utilizadas.

 

Nos dois diagramas a seguir, pontos (retângulos) da quadra de maior incidência dos tipos de "largadas".

1 - "Cuts" / Caixinha, retângulo Laranja, em diagonal em relação ao bloqueio (retângulo amarelo menor), no terço inicial da quadra- Para o ataque da "bola colocada", isto é, fora do alcance do bloqueio e do defensor, de modo geral, no terço da quadra mais próximo da rede (retângulo azul no diagrama);

2 - Soco, retângulo verde, atrás do bloqueio;

3 - "Lobs", retângulos azuis, no terço final da quadra;

4 - "Shots / Meia-Batida, retângulos amarelos nas paralelas (no prolongamento do ponto em que o bloqueio está posicionado)

 

 

 

Na parte em que apresentaremos sequências de exercícios para a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos meios de ataque, continuaremos a focalizar aspectos importantes relacionados à execução da "Caixinha".

 

Cont. no art. 03, com outro Meio de Ataque: o Soco

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra

  Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Ofensivo - Vôlei de Praia  

 

Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Defensivo - Vôlei de Praia

Ir para Menu Vôlei de Praia