Técnica Individual - Art. 06

- Manchete para o Levantamento.

 

- Manchete com o Corpo Agachado (continuação).

No artigo 05 focalizamos a Manchete com o Corpo Agachado de Frente. A execução é semelhante com corpo voltado para direita/esquerda – Lateral – e/ ou de Costas para o ponto de ataque (PA). Logo, vamos abordar estas duas com maior profundidade.

 

A Manchete Lateral com o Corpo Agachado para o levantamento requer certo raciocínio. É utilizada em duas ocasiões que ocorrem com elevada frequência:

1 - em bolas que batem na rede ou muito próximas à rede – o levantamento tem que ser realizado com o corpo perpendicular à mesma;

2 - em bolas bolas em que o jogador-levantador tem que se deslocar da rede para o terço médio da quadra – o levantamento tem que ser realizado com o corpo oblíquo em relação ao ponto do ataque (PA).

Nas bolas em que o jogador se encontra perpendicularmente, em relação à rede, o posicionamento das pernas deve ser:

- levantamento para a entrada da rede, apoio deve ser na perna esquerda;

- levantamento para a saída da rede, apoio deve ser na perna direita.

Nas bolas em que o jogador se encontra obliquamente, em relação à rede, o posicionamento das pernas deve ser:

- levantamento para a entrada da rede, apoio deve ser na perna direita;

- levantamento para a saída da rede, apoio deve ser na perna esquerda.

 

Notas

- É essencial o posicionamento das pernas de apoio mais à frente. Permitem maior amplitude de movimentos, do tronco e dos braços, no momento da execução do levantamento; a perna de apoio do mesmo lado da bola leva o jogador a tocar a bola com maior força, o que pode resultar em imprecisão do levantamento.

- É importante também o afastamento das pernas. Garantem equilíbrio do corpo no momento da execução da manchete.

- O levantamento deve ser executado com o corpo rigorosamente agachado; nem no agachamento nem na ascensão do corpo.

A seguir, exemplificação gráfica. Repare que os pés de apoio se encontram ligeiramente na frente.

 

 

- De Costas.

É utilizada em levantamentos em que a bola está muito distante do ponto do ataque. JL se desloca e só consegue chegar ao PL para executar a manchete de costas.

No diagrama a seguir, alguns exemplos de pontos dos quais o levantamento é feito por meio da manchete com o corpo agachado, de costas para o PA.

 

 

 

Os procedimentos são semelhantes aos mencionados nas maneiras de execução anteriores. Como a situação é especial, o mais importante é o JL chegar a tempo de executar o levantamento. Ou seja:

- o afastamento e o ângulo de flexão das pernas são os mesmos, ou melhor, semelhantes.

- a perna mais à frente, não é aspecto importante; pode ser com qualquer uma das duas.

 

Nota

Procedimento da maior importância: a bola deve sair bem alta do PL de maneira que chegue alta no PA.

 


 

- Manchete com um dos Pés no Chão.

- Situações de Jogo em que se Aplica.

De modo geral, nas mesmas situações em que a Manchete com o Corpo Agachado se aplica. Com uma grande vantagem: proporciona melhor equilíbrio do corpo para a execução da mesma. Ou seja:

- em bolas abaixo da linha da cintura;

- em bolas que tocam a rede;

- em levantamentos em que o Jogador Levantador (JL) pretende atrasar o levantamento, a fim de propiciar ao Jogador-Atacante (JA) maior tempo para sua aproximação para o ataque É executada também:

- de Frente,

- de Costas.

- Lateralmente.

Execução Passo a Passo.

- O JL se desloca com velocidade a fim de colocar seu quadril próximo a bola;

- flexiona as pernas e coloca um dos joelhos no chão.

- e se posiciona com o corpo cerca de meio metro em relação a bola, de maneira que consiga liberdade para a moviementação do braços;

- golpeia a bola com os braços estendidos e, muito importante, paralelos ao solo;

- a trajetória do levantamento deve ser a mais vertical possível, razão pelo qual o golpe deve ser com os braços paarelos ao solo. Na representação a seguir, os braços paralelos ao solo e as trajetórias dos levantamentos:

- bola azul, absolutamente vertical, para levantamento em que JA está próximo;

- bola verde, JA um pouco mais afastado;

-bola vermelha, JA ainda mais afastado.

 

Nota

Repare que em todas elas, a bola sai primeiramente para o alto (verticalmente). Para aí sim chegar ao alvo, obviamente, o Ponto do Ataque.

 

 

.

- Manchete com um dos Joelhos no Chão, de Frente e/ou de Costas.

O JL se desloca para o Ponto do Levantamento. Ele freia o movimento do corpo com uma das pernas e coloca um dos joelhos no chão. Considerando-se um levantamento paralelo em relação à rede:

- para Entrada da Rede, freia o movimento do corpo com a perna direita e coloca o joelho esquerdo no chão;

- para a Saída da Rede, freia o movimento do corpo com a perna esquerda e coloca o joelho direito no chão.

 

Na representação a seguir, o exemplo. A perna que apoia, D e/ou E, tem em vista impedir o movimento em velocidade do corpo para a rede. Nos casos em que o deslocamento não é necessário, pode ser um joelho ou o outro.

 

____________________

 

- Manchete com um dos Joelhos no Chão, Lateralmente.

É utilizada em bolas direcionadas muito rapidamente e que tocam na rede. O JL tem que se deslocar com velocidade de maneira que no momento do toque ele já esteja posicionado de frente (com o tronco paralelo) para a mesma e com um dos joelhos no chão.

- para Entrada da Rede, freia o movimento do corpo com a perna esquerda e coloca o joelho direito no chão;

- para a Saída da Rede, freia o movimento do corpo com a perna direita e coloca o joelho esquerdo no chão.

Nota Importante

O joelho que é colocado no chão é o oposto em relação ao sentido à trajetória do levantamento, pela seguinte razão:

- para a entrada da rede o joelho direito a fim de facilitar o movimento dos braços para o golpe na bola; caso seja o mesmo da perna que freia o movimento do corpo (esquerdo), o movimento fica limitado; a perna em que joelho que está no chão limita o movimento;

- para a saída da rede o joelho esquerdo a fim de facilitar o movimento dos braços para o golpe na bola; caso seja o mesmo da perna que freia o movimento do corpo (direito), limita movimento.

Na representação gráfica a seguir a disposições das pernas.

 

 

 

Conclusão.

A Manchete para o Levantamento foi focalizada com o maior detalhamento possível. É fundamental ao desempenho da atribuição (Levantamento). Logo, os jogadores (ambos em uma dupla) têm que ter a capacidade de executá-la com absoluta correção, de todas as maneiras e sob qualquer tipo de circunstância de jogo.

É função intermediária. No side-out, por exemplo, seja qual for a qualidade da recepção, o JL tem que está apto a executar um bom levantamento seja qual for o grau de dificuldade. O mesmo ocorre após um toque no bloqueio ou a uma defesa. O levantamento será executado sob circunstâncias extremante complexas.

Enfim, é um ponto de equilíbrio de um time. Não só para a eficiência das sucessões recepção-levantamento-ataque e toque no bloqueio/defesa-ataque e nas transições entre os sistemas, mas também do equilíbrío emocional. Muitas vezes um atleta não se sente autoconfiante para recepção do saque ou é desmazelado na realização das defesa, todavia se recupera com a eficiência do companheiro que transforma recepções ou defesas imperfeitas em bons levantamentos. E, por conseguinte tornam os ataques possíveis.

Logo, os jogadores devem se dar conta do grau de importância de se capacitarem para execução da manchete. Não só da maneira mais simples, mas de todas as maneiras e, repito, sob qualquer tipo de circunstância. Nos artigos sobre as Estratégias / Táticas o Levantamento será abordado após várias situações de jogo. Será possível constatar ainda mais a importância da capacidade técnica individual.

 

Continuação no artigo 07 com a Manchete para a Defesa

 

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra

  Ir para Menu Estratégias/Táticas DO Sistema Ofensivo - Vôlei de Praia  
 

Ir para Menu Estratégias/Táticas do Sistema Defensivo - Vôlei de Praia

Ir para Menu Vôlei de Praia