Vôlei de Praia - Técnica Individual

Manchete para o Levantamento - Entendendo o Posicionamento do Corpo em relação a bola na Execução da Manchete.

 

No Vôlei de Praia a Manchete é utilizada em três ações:

- na Recepção do Saque;

- nos Levantamentos;

- na Defesa.

Nos artigos anteriores - Toque para Levantamento e Manchete para a Recepção do Saque - apresentei algumas dicas especialmente para iniciantes. De modo geral, têm dificuldades e executar corretamente os referidos Fundamentos. A intenção é a de facilitar e imprimir maior velocidade aprendizagem e/ou o aperfeiçoamento das técnicas. Neste artigo vamos ver os primeiros passos para a execução da Manchete para os Levantamentos.

 

1 - Coordenar o final do Deslocamento com a Execução do Fundamento, ou seja, a Manchete para o Levantamento. O Levantamento é realizado quase sempre após um deslocamento.

1 - A primeira é perceber o ponto em que a manchete deve ser executada.

2 - A seguir, se deslocar rapidamente para esse ponto.

3 - Parar, posicionar o corpo em relação à bola e executar o Levantamento.

 

2 - Ajustar-se com corpo (pés, pernas e quadril) de frente para o ponto em que a bola deve ser levantada.

Na representação a seguir, os sentido da bola recepcionada e/ou defendida (setas tracejadas em verde). O Joga dor Levantador (JL) se desloca do ponto em que se encontra, na recepção, na defesa ou no bloqueio, a adota os seguintes procedimentos:

 

Levantamento para Entrada da Rede: - Chega ao Ponto do Levantamento apoia a Perna Direita (PD) à frente e a Esquerda (PE) ligeiramente atrás, de maneira posicionar o corpo rigorosamente de frente para o ponto em que a bola é levantada (setas tracejadas em vermelho);
   
Levantamento para Saída da Rede: - Chega ao Ponto do Levantamento apoia a Perna Esquerda (PE) à frente e Direita (PD) ligeiramente atrás, de maneira posicionar o corpo rigorosamente de frente para o ponto em que a bola é levantada (setas tracejadas em vermelho).

 

 

 

 

 

Na representação a seguir, a situação de jogo na qual a bola não chega à Zona de Levantamento. JL se desloca do ponto em que se encontra na Zona de Levantamento (supondo que o passe será o ideal) ao ponto em que executa o levantamento. Adota os seguintes procedimento:

Levantamento para Entrada da Rede: - chega ao Ponto do Levantamento ao com a Perna Direita (PD), gira tendo a mesma como apoio, coloca a Perna Esquerda (PE) à frente e executa o levantamento com o corpo de frente para o a alvo. Apoia a Perna Direita (PD) à frente e a Esquerda (PE) ligeiramente atrás, de maneira posicionar o corpo rigorosamente de frente para o o alvo;
   
Levantamento para Saída da Rede: - chega ao Ponto do Levantamento com a Perna Esquerda (PE), gira tendo a mesma como apoio, coloca a Perna Direita (PD) à frente e executa o levantamento com o corpo de frente para o alvo.

 

 

 

 

3 - Sincronizar a descida da bola com a flexão/extensão das pernas.

A precisão da trajetória da bola no levantamento resulta na sintonia entre o exato momento da chegada da mesma e a extensão das pernas e, por conseguinte, a execução da manchete. Estende as penas antes ou depois da chegada da bola influi na precisão.

 

4 - Angulação do tronco e dos braços de acordo com à trajetória da bola.

Na representação a seguir, temos:

Fig. 1 - inclinação do tronco e dos braços; a tendência e a bola descrever uma trajetória retilínea.

Fig 2 - Inclinação do tronco e dos braços ideal tendo em vista a trajetória de uma bola alta.

Fig. 3 - Inclinação nenhuma do tronco e dos braços para uma trajetória vertical..

 

 

Todos os aspectos mencionados são importantes para a execução do Levantamento. No vôlei de praia é atribuição fundamental à eficiência do Ataque, quer na virada de bola (quando o saque é desferido pelo adversário quanto para a realização do contra ataque (quando o time conquista a posse da bola pela defesa).

 

Voltar ao Menu Dicas de Treinamento

Home / Voltar