Vôlei de Praia - Técnica Individual

Manchete para a Defesa

No Vôlei de Praia a Manchete é utilizada em três ações:

- na Recepção do Saque;

- nos Levantamentos;

- na Defesa.

Nos artigos anteriores - Toque para Levantamento e Manchete para a Recepção do Saque - apresentei algumas dicas especialmente para iniciantes. De modo geral, têm dificuldades e executar corretamente os referidos Fundamentos. A intenção é a de facilitar e imprimir maior velocidade aprendizagem e/ou o aperfeiçoamento das técnicas. Neste artigo vamos ver os primeiros passos para a execução da Manchete para a Defesa.

- Postura Fundamental para a Defesa.

JD, deve adotar uma postura intermediária, isto é, propicia à defesa por meio do toque acima da cabeça e/ou por meio da manchete. Uma vez bem posicionado, não sabe, com exatidão, que trajetória a bola tomará. Ou seja, pode ser: alta, no corpo, mais abaixo, mais à direita, mais à esquerda, mais à frente, etc. Sendo assim, a postura deve ser propicia a dar início a deslocamentos, isto é, com o tronco semi-flexionado e as pernas soltas.

Na figura a seguir, o exemplo. O jogador está numa postura cômoda. Uma perna na frente da outra e ligeiramente flexionadas. O tronco também ligeiramente flexionado em relação à bacia. Os braços num posicionamento intermediário (linha horizontal, tracejada em vermelho). Repare três trajetórias da bola. De acordo com cada qual, ele os eleva ou os abaixa os braços com a mesma facilidade.

 

 

- Posicionamento para a Defesa.

De modo geral o posicionamento para a defesa é tomado de acordo com o procedimento do jogador-bloqueador (JB). Do posicionamento inicial ele se desloca:

- para os lados;

- para as diagonais;

- para frente:

- para trás.

No diagrama a seguir, um exemplo com um ataque na saída da rede da quadra oposta. O posicionamento do bloqueio (retângulo em laranja), principal ponto de referência para JD adotar seu posicionamento inicial (PI). O círculo, em azul, é um espaço no qual ele faz pequenos ajustes e/ou deslocamentos curtos, em relação ao PI. As linhas tracejadas, em vermelho, significam deslocamentos longos que, de modo geral, são feitos para a defesa de bolas atacadas com menor potência e/ou “largadas”.

 

 

O posicionamento defensivo apropriado depende do discernimento tático individual, capacidade indispensável para o defensor. Mal posicionando pouco adianta qualquer qualidade técnica individual.

 

- Amortecimento do Impacto da Bola  - Manchete de Frente;
  - Manchete Lateral.

 

O ataque por meio da cortada com potência máxima é a primeira opção, na maioria das vezes, de todo atacante. A trajetória da bola é extremamente rápida. É a pior das hipóteses para JD. Requer apurada técnica para controlar a bola. Isto é, JD tem que executar a manchete com movimento para amortecer o impacto da bola, de maneira que a mesma fique na própria quadra, propicia à continuidade do jogo, ou seja, ao levantamento.

Na figura a seguir, uma tentativa de exemplificar a técnica. O posicionamento dos braços (em azul mais claro) em momento que antecede a defesa. No momento da execução, o defensor alça os cotovelos. Automaticamente, os antebraços se abaixam. Este movimento realizado no tempo certo amortece o impacto da bola.

 

 

Na foto a seguir, o produto final. O atleta cubano momento após a execução da defesa (amortecimento) de uma bola atacada por meio de cortada. Repare que a bola está saindo de seus braços que estão rigorosamente estendidos.

 

 

Nota

A técnica para o amortecimento das bolas mais à direita e/ou mais à esquerda – manchete lateral – é o mesmo; com diferenças providenciais:

- o tronco tem que realizar o movimento de rotação, em relação à bacia, de maneira que os braços possam se movimentar e se posicionar á direita e/ou à esquerda do corpo;

- os braços têm que efetuar o movimento de pronação, de maneira oferecer maior superfície, dos mesmos, para o encaixe da bola.

 

Reveja artigos anteriores:

Toque Acima da Cabeça para o Levantamento.

Manchete para o Levantamento

Manchete na Recepção do Saque.

Voltar ao Menu Dicas de Treinamento

Home / Voltar