Estratégias/Táticas - Art. 41

- Cobertura de Ataque.

- Cobertura de Ataque para Combinações de Ataque.

- Combinações com 3 Atacantes - com 2 Atacando Bolas de Tempo.

 

As Combinações de Ataque com 2 Atacantes no Primeiro Tempo são largamente utilizadas por equipes de alta competitividade. No masculino, de modo esporádico; no feminino, de modo sistemático. Têm vista dificultar o sistema defensivo, sobretudo o bloqueio, da equipe adversária.

1 - Obriga a equipe adversária a destacar um bloqueador para saltar com cada atacante de Bolas de Primeiro Tempo.

2 - Com isso, impede que os Bloqueadores das Extremidades auxiliem o Bloqueador Central no bloqueio da Primeira Bola; o que ocorre quando o ataque é realizado com uma Bola de Primeiro Tempo.

3 - Dificulta a ação os bloqueadores (que saltam para o bloqueio das Bolas de Primeiro Tempo) para compor o bloqueio da Terceira Bola, no caso as levantadas/atacadas nas extremidades da rede; de modo geral do tipo "Chutadas".

4 - Dificulta a composição do posicionamento dos Jogadores de Defesa (JD). Isto é, impossibilita uma disposição mais estática, mais convencional, utilizada quando há uma só bola de Primeiro Tempo.

No grupo de diagramas a seguir, o exemplo de uma Combinação com 3 Atacante na Rede, dois dos quais no ataque em Bolas de Primeiro Tempo.

No grupo de diagramas a seguir:

Diag. 1, a Ordem de Saque, de maneira facilitar o posicionamento dos jogadores. As funções de cada qual.

1 - o Levantador (L).

4 - o Oposto, um dos atacantes da bola de Primeiro Tempo.

2 e 5 - os atacantes de Ponta/Receptores.

3 e 6 - os Centrais, atacantes de bolas de Primeiro Tempo.

 

Diag. 2, o um exemplo de combinação. A4 na Cabeça Frente, A3 na Cabeça Atrás e A5 na terceira bola, "Chutada" na Entrada da Rede (pos. 4).

Diag. 3, os posicionamentos de todos os jogadores no momento em que a bola é levantada (com círculos em cores claras).

 

 

No grupo de diagramas a seguir, as disposições da Cobertura do Ataque para as três bolas da Combinação. Como habitual, as disposições sugeridas seguem o mesmo princípio: quanto mais simples, melhor; ou seja, com o mínimo de deslocamentos possível.

Diag. 04, a disposição da Cobertura para o ataque da Bola na Extremidade da Rede (pos. 4). Os jogadores partindo de seus posicionamentos no momento do Levantamento (destacados em cor e círculos mais claros). J4 salta para o ataque da Cabeça Frente (não recebe) , se desloca paralelamente à rede, e cobre à direita do ataque. O Levantador (L, em verde), executa o levantamento, se desloca e cobre o centro. O Líbero (L, em vermelho) participa da recepção do saque, se desloca e cobre a bola que volta atrás de atacante. J2 e J3 cobrem no fundo da quadra; este último após saltar para o ataque da Cabeça Atrás (não recebe).

Diag. 05, a disposição de uma das Bolas de Primeiro Tempo: a Cabeça à Frente. O Levantador (L, em verde) executa o levantamento e cobre atrás de J4. J3 salta para o ataque da Cabeça Atrás (não recebe) e só se ajusta a fim de cobrir à direita. J5 se desloca e cobre à esquerda. J2 e o Libero (L, em vermelho) fazem a cobertura no fundo da quadra.

Diag. 06, a disposição para a outra bola de Primeiro Tempo; J4 salta para o ataque da Cabeça Frente (não recebe), pousa e se ajusta para cobrir à esquerda. O Levantador (L, em verde), executa o levantamento e cobre atrás. O deslocamento mais longo é de J2. Participa da recepção do saque e se desloca, a fim de cobrir a bola que volta à direita. J5, que desloca da zona de ataque, e o Líbero (L, em vermelho), cobrem o fundo da quadra.

 

 

 


 

Vejamos agora um exemplo de Combinação em que uma das bolas de Primeiro Tempo é a "Chutada de Meio" e a outra a Cabeça Atrás. A Terceira Bola é uma "Chutada" na Saída da Rede (pos. 2). No grupo de diagramas a seguir.

Diag.7, A Ordem de Saque e as funções de cada jogador:

1 - o Levantador (L).

4 - o Oposto, um dos atacantes da bola de Primeiro Tempo.

2 e 5 - os atacantes de Ponta/Receptores.

3 e 6 - os Centrais, atacantes de bolas de Primeiro Tempo.

Diag. 8, a combinação. A4 na "Chutada de Meio", A3 na Cabeça Atrás e A2 na terceira bola, "Chutada" na Saída da Rede (pos. 2).

Diag. 9, os posicionamentos de todos os jogadores no momento em que a bola é levantada (com círculos em cores claras).

 

 

No grupo de diagramas a seguir, as disposições da Cobertura do Ataque para as três bolas da Combinação. Como habitual, as disposições sugeridas seguem o mesmo princípio: quanto mais simples, melhor; ou seja, com o mínimo de deslocamentos possível.

Diag. 10, a disposição da Cobertura para o ataque da Bola na Extremidade da Rede (pos. 2). Os jogadores partindo de seus posicionamentos no momento do Levantamento (destacados em cor e círculos mais claros). J3 está bem próximo do ponto do ataque. Salta para o ataque da Cabeça Atrás (não recebe), ajusta seu posicionamento e cobre à esquerda. O Levantador (L, em verde) também está bem perto do ponto do ataque. Executa o levantamento e ajusta seu posicionamento para cobrir ao centro. O Líbero (L, em vermelho) é que faz o deslocamento mais longo. Participa da recepção do saque, se desloca e cobre a bola que volta atrás de atacante. J5, que já etá no fundo da quadra, e J4, que recua da rede, cobrem a volta da bola no fundo da quadra; este último após saltar para o ataque da Cabeça "Chutada de Meio" (não recebe).

Diag. 11, a disposição de uma das Bolas de Primeiro Tempo: a "Chutada de Meio", atacada por J4 . O Levantador (L, em verde) executa o levantamento faz deslocamento curto e cobre ao centro. J3 salta para o ataque da Cabeça Atrás (não recebe) e se desloca paralelamente à rede a fim de cobrir à direita. J5, que participa da recepção do saque, se desloca e cobre a retaguarda. J2 e o Libero (L, em vermelho) fazem a cobertura no fundo da quadra.

Diag. 12, a disposição para a outra bola de Primeiro Tempo, a Cabeça Atrás, atacada por J3. O Levantador (L, em verde), executa o levantamento e cobre à esquerda. J2, já na Zona de Ataque, só se ajusta e cobre à direita. O deslocamento mais longo é do Líbero (L em vermelho). Participa da recepção, se desloca e cobre atrás do atacante. A disposição da Cobertura no fundo da quadra. J4 salta para o ataque da "Chutada de Meio" (não recebe), pousa e se desloca e J5, que participa da recepção.

 

 

Nota

A Cobertura em envolve os atacantes das bolas de Primeiro Tempo, requer iniciativa dos mesmos. Eles têm que saltar, pousar e se deslocar para o pontos pré-determinados. Por isso, é grande a probabilidade de se atrasarem. O mais recomendável é se evitar que façam deslocamentos longos. É preferível designá-los para a recuperação das bolas que voltam no fundo da quadra, em tese, mais lentas.

É o que ocorre no diag. 12, por exemplo, com J4, o atacante da "Chutada de Meio". Ele salta para o ataque, se desloca e posiciona no fundo da quadra. São semelhantes as distâncias que tem que percorrer para a cobertura da Cabeça Atrás e para o posicionamento da cobertura no fundo da quadra. Logo, considero mais apropriado designá-lo para o fundo da quadra.

 


 

Vejamos outro exemplo. As equipes femininas utilizam a "China com 1 Pé na Saída da Rede", com uma das Bolas de Primeiro Tempo. No grupo de diagramas a seguir, como habitualmente.

Diag. 13 - a Ordem de Saque e as funções de todos os jogadores:

1 - o Levantador (L).

4 - o Oposto, um dos atacantes da bola de Primeiro Tempo.

2 e 5 - os atacantes de Ponta/Receptores.

3 e 6 - os Centrais, atacantes de bolas de Primeiro Tempo.

Diag 14 - a representação da combinação. A4 na "China com 1 Pé na Saída da Rede (destacada com seta tracejada em verde), A3 na Cabeça Atrás (seta tracejada em vermelho) e A5 na terceira bola, "Chutada" na Entrada da Rede, na pos. 4 (seta tracejada em azul escuro).

Diag 15 - o ponto em que todos os jogadores se encontram no momento do levantamento (números círculos grafados em cores claras).

 

 

 

 

Diag. 16, a disposição da Cobertura para o ataque da Bola na Extremidade da Rede (pos. 4). Os jogadores partindo de seus posicionamentos no momento do Levantamento (destacados em cor e círculos mais claros). O Levantador (L, em verde) e J3 salta para o ataque da Cabeça Atrás (não recebe), que já estão na Zona de Ataque, fazem deslocamentos curtos e cobrem ao centro e à direita, respectivamente. O Líbero (L em vermelho), se desloca de seu posicionamento na recepção do saque e cobre a retaguarda. J2 e J4, cobrem no fundo da quadra; este último se desloca do posicionamento em que finaliza seu deslocamento para o ataque da China com 1 Pé na Saída da Rede (não recebe).

Diag. 17, a disposição de uma das Bolas de Primeiro Tempo: a Cabeça Atrás, de J3. O Levantador (L, em verde), J4 e J5 já estão na Zona de Ataque. Fazem deslocamentos curtos e cobrem na primeira linha: atrás, à direita e à esquerda, respectivamente. J2 e o Libero (L, em vermelho), se ajustam e fazem a cobertura no fundo da quadra.

Diag. 18, a disposição para a outra bola de Primeiro Tempo, a "China com 1 Pé na Saída da Rede, atacada por J4. J3 o L (em vermelho) fazem ajustes e cobrem à esquerda e ao centro, respectivamente. A retaguarda é ocupada por J2, que se desloca de seu posicionamento na recepção do saque. J5, que desloca da zona de ataque, e o Líbero (L, em vermelho), cobrem o fundo da quadra.

 

 

 

Nota

 

Repare que o raciocínio é o mesmo: mínimo possível de deslocamentos. Aproveitamento de jogadores próximos ao ponto em que o ataque é realizado. Vale relembrar. Nas combinações com 2 Atacantes nas Bolas de Primeiro Tempo, a missão mais difícil é dos mesmos. No momento do levantamento estão no ar. Devem pousar e se dirigirem, o mais rapidamente possível, para seus postos na cobertura.

 

Continuação no art. 42. Apresentaremos as mesmas combinações, com 1 Atacante do Fundo.

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra