Estratégias/Táticas - Art. 40

- Cobertura de Ataque.

- Cobertura de Ataque para Combinações de Ataque.

- Combinações Finalizadas do Meio para a Entrada da Rede - Rede com 2 Atacantes.

- "Aquela"/"Between" (*) - com 2 Jogadores na Rede.

 

Na combinação "Aquela" / "Between" o atacante da segunda bola (A4) ataca uma Meia Bola entre (por isso o nome "between") o ponto em que o levantador executa o levantamento (PL) e o presumível ponto em que a bola de tempo "Chutada" de Meio é atacada (PA). Nos diagramas a seguir a ordem de saque e a representação gráfica da combinação.

No grupo de diagramas a seguir:

No diag. 1, a ordem de saque, colocada de modo aleatória e com formação para a recepção do saque com 3 jogadores.

No diag. 2, a configuração da combinação.

No diag. 3, a disposição da cobertura para o ataque da Primeira Bola, "Chutada"de Meio. A4, o Levantador (L) e o A5, que desloca do ponto em que faz a recepção do saque, cobrem dentro da Zona de Ataque. O Líbero (Lb) e o A2, que já estão no fundo da quadra, compõem a segunda linha. Repare que não há necessidade de grandes deslocamentos; exceto A5, apenas ajustes, dos pontos em que os jogadores se encontram no momento do levantamento (grafados em cores claras com círculo).

No diag. 4, a disposição da cobertura para o ataque da Segunda Bola (A4). A3 e L (o levantador), que estão próximos ao ponto do ataque, cobrem os flancos e o A2 cobre atrás do atacante. A5 e Lb, formam a segunda linha da cobertura, para as bolas que voltam no fundo da quadra.

 

 

 

Nota

Importantíssimo mencionar. A Combinação com 2 Atacantes na Rede e Sem Atacante do Fundo, não é mais executada por equipes de alto nível. Primeiramente, porque depende da recepção perfeita. Depois, no caso da recepção imperfeita, o ataque só pode ser realizado por um jogador, e em condições adversas.

 


 

- "Aquela"/"Between" (*) com 2 Jogadores na Rede e 1 do Fundo.

 

Diag. 6, a ordem de saque:

4

3

1

5
6/L
2

1 - Levantador

2 e 4 - Atacantes de Recepção / Ponta / Segunda Bola

3 e 6/Lb - Atacantes Centrais / Primeira Bola

5 - Oposto / Atacante da Bola do Fundo.

 

Nota

As equipes de alto nível substiuem os Atacante Centrais, 3 e 6, pelo Liberi (Lb). Nos diagramas a seguir, coloco, como exemplo, Lb substituindo A6.

 

Diag. 7, a representação gráfica da combinação, destacando o A5, o Oposto, como o atacante do fundo.

Diag. 8, a cobertura para o ataque da Primeira Bola, pelo A3. Formam a primeira linha: J4, que não recebe a bola, cobre à esquerda, o Levantador (L) à direta e A2, que está no posicionamento pra a recepção do saque, desloca para cobrir atrás do ponto em que se realiza o ataque. Da segunda linha, participam o Líbero (Lb) e o A5, que desloca do ponto, na zona de ataque, após não receber a bola para atacar a Bola do Fundo.

 

Nota

O ideal na organização da Cobertura é, na medida do possível, utilizar os mesmos jogadores. Repare que nos exemplos as disposições contam com A3, A4 e o Levantador (L), na primeira linha e com A2. Na segunda linha, com o Libero (Lb) e o atacante que não recebe, e que está mais afastado do ponto em que a combinação é finalizada; ou seja A5, para o ataque da Primeira e Segunda Bolas e A4 para a Bola do Fundo.

Outro aspecto importante: quanto menos deslocamentos melhor.

 

Diag. 9, a disposição da cobertura para o ataque do J4, atacante da Segunda Bola da combinação. A3, atacante da primeira bola, o levantador (L) e o A2, que desloca do ponto em que se encontrava para a recepção do saque, cobrem dentro da zona de ataque. O Líbero (L) e A5, que não recebe a bola do para o ataque fundo, tomam parte da segunda linha da cobertura.

Diag. 10, a disposição para o a Bola Atacante do Fund, por A5. A3, que não recebe a primeira bola, o Levantador (L) e A2, cobrem na primeira linha. Líbero (Lb), que desloca do ponto que se encontrava por ocasião da recepção do saque, e A4, que não recebe a segunda bola, formam a segunda linha da cobertura.

 

 

 

Notas

- As disposições da cobertura quando há um atacante do fundo admitem uma possibilidade. De modo geral, este atacante termina sua aproximação final dentro da zona de ataque. Por isso, pode ser aproveitado na disposição cobertura, dentro da mesma, isto é na primeira linha. Vamos raciocinar. O ataque pelo jogador do fundo, tem uma característica peculiar. É executada quase no mesmo tempo da primeira bola. Isso faz com que em sua aproximação seja feita em alta velocidade. No final da mesma, o jogador está quase que na rede e, muitas vezes passando para a quadra oposta, por fora da linha lateral: não é considerado invasão. Logo, teria que recuar para então se dirigir ao posicionamento da cobertura. Considerando essa peculiaridade, é mais apropriado contar com A2, que posicionado na recepção tem maior facilidade para se deslocar; praticamente de modo frontal ao ponto do ataque.

 


 

- Desmico da Chutada com 2 Jogadores na Rede.

 

Como foi apresentado anteriormente, as combinações sempre têm uma variação. Ou seja, um meio de confundir os bloqueadores adversários. A Desmico da Chutada é o caso. O cortador da segunda bola (J4, no diag. 2) finta que está se deslocando para atacar a Aquela "Between" e, no meio do percurso, troca a direção e ataca uma meia bola por trás do J3 (atacante da "Chutada" de Meio.

No grupo de diagramas a seguir:

No diag. 1, como de costume, a ordem de saque;

No diag. 2, a representação da combinação;

No diag. 3, o ponto em que todos os jogadores se encontram no momento do levantamento;

No diag. 4, a cobertura para o ataque do J4. É bastante complicada, uma vez que, J3 e J4 ocupam um espaço de 2 metros de toda a zona de ataque. Com isso, J3, o levantador, tem que fazer um deslocamento longo e posicionar-se atrás do J4. O J3, à direita do ponto do ataque, após saltar para a primeira bola. O J5, posicionado para a recepção na pos. 5, completa a cobertura, à esquerda do ponto do ataque, apenas depois que a bola sai das mãos do levantador; também tem que fazer um deslocamento longo (linhas tracejadas).

No diag. 5, a cobertura para a primeira bola, a "Chutada" de Meio. J4 e o Levantador (J1) cobrem os flancos e o Líbero (L), a retaguarda. J5 e J2, compõem a segunda linha da cobertura.

 

 

 

Notas

- As combinações em que os ataques são finalizados do meio para a entrada da rede não estão sendo muito utilizadas, no voleibol atual, por equipes de alto nível. Ainda mais sem atacantes do fundo. Pela seguinte razão: requer precisão absoluta na recepção do saque.

- O nome atribuído às Combinações de Ataque são utilizadas por jogadores e treinadores brasileiros. Em outros países são conhecidas por outros nomes ou números.

 


 

- Desmico da "Chutada" com 2 Jogadores na Rede e 1 do Fundo.

No grupo de diagramas a seguir:

Diag. 16, a ordem de saque.

Diag. 17, a representação gráfica da combinação, destacando o A5 como o atacante do fundo.

Diag. 18, a cobertura para o ataque da Primeira Bola, pelo A3. J4, que não recebe, cobre à esquerda. O Levantador (L) à esquerda e A2 por trás. O Líbero (Lb) e J2, que recua da zona de ataque, compõem a segunda linha.

Diag. 19, a disposição da cobertura para o ataque do J4, atacante da Segunda Bola da combinação. A3, atacante da primeira bola, o levantador (L) e o Libero (Lb), que desloca do ponto em que se encontrava para a recepção do saque, cobrem dentro da zona de ataque. A2 e A5, que se desloca do ponto que estava para o ataque do fundo, tomam parte da segunda linha da cobertura;

Diag. 20, a disposição para o atacante do fundo, A5. A3, que não recebe a bola, o Levantador (L) e A2, que desloca do ponto que se encontrava por ocasião da recepção do saque, formam a primeira linha da cobertura. Líbero (Lb) e A4, que não recebe a segunda bola, compõem a segunda.

 

 

Nota

No diag. 19, uma formação mais complicada. O Libero (Lb) cobre na primeira linha, à esquerda do ponto do ataque e A2 se desloca à esquerda para compor a segundalinha. Na representação dá impressão que os dois cruzam. Na ação, entretanto, o Lb sai antes do deslocamento de A2. Portanto, não cruzam.

 


- Mico/Degrau com 2 Jogadores na Rede.

 

É mais uma combinação finalizada do meio para a entrada da rede. No diagrama a seguir, a mesma está demonstrada. J3 desloca para o ataque da bola de tempo "Chutada de Meio" e o J4 ataca uma bola imediatamente após o ponto em que o J3 salta.

Nos diagramas a seguir:

Diag. 1, a ordem de saque;

Diag. 2, a representação gráfica da combinação com destaque;

Diag. 3, o ponto em que os jogadores estão no momento em que a bola é levantada;

Diag. 4, a disposição da cobertura para o ataque do J4, atacante da segunda bola. Participam o Levantador (J1), que desloca do ponto em que executa o levantamento (linha tracejada em verde); o J3 , que não recebe a primeira bola e o J5, correspondente do J4. Na segunda linha, o J2 e o Líbero (L).

Diag. 5, a cobertura para o J3. o Levantador (J1), como sempre, o J4, que não recebe a bola, e o Líbero (L), na primeira linha; J5 e J2, na segunda linha.

 

 

Observe que as disposições da cobertura de ataque da Mico/Degrau são muito semelhantes às da Desmico da Chutada. Os pontos em que os ataques são realizados pouco diferem. O importante no momento da elaboração da cobertura é identificar quais os jogadores têm maior facilidade para deslocar dos pontos em que se encontram, no momento do levantamento, para os posicionamento da cobertura.


 

- Mico/Degrau com 2 Jogadores na Rede e 1 do Fundo.

 

Nesta combinação, como vimos anteriormente, os ataques são finalizados, praticamente, nos mesmos pontos da rede que o são na Desmico da Chutada. A diferença é que o atacante da Segunda Bola, a Degrau (A4) finta que vai atacar na extremidade da rede (pos. 4) e o faz imediatamente depois do ponto em que "Chutada" de Meio é levantada/atacada.

A disposições da cobertura são semelhantes. São necessa'rio apenas alguns reajuste em alguns posicionamentos, como veremos no grupo de diagramas a seguir.

Diag. 26, a ordem de saque;

Diag. 27, a configuração da combinação com destaque (em azul claro) para o A5, atacante do fundo, e o percurso que faz para o ataque;

Diag. 28, a disposição para o ataque do J3, atacante da "Chutada de Meio". A4 e L, cobrem os flancos e A2, por atrás, cobrem na primeira linha. Lb e A5 cobrem na segunda.

Diag. 29, a disposição da cobertura para o ataque da Segunda Bola (A4). O Levantador (J1), como sempre, A3, atacante que não recebe a primeira bola e Líbero (Lb), que se desloca do seu posicionamento na recepção do saque. Na segunda linha, A2 e o A5, atacante do fundo que recua do ponto em que se encontrava no momento do levantamento (linha tracejada em azul).

Diag. 30, a disposição para o atacante de Bola do Fundo (A5). J3, o Levantador (J1) e A2 cobrem na primeira linha. A4, que recua da rede (linha traceja) e o Lb cobrem as bolas que voltam no fundo da quadra.

 

 

 

Bem, apresentamos a cobertura de ataque para as principais combinações de ataque, finalizadas do meio para a entrada da rede, com 2 atacantes e o levantador na rede. Convém repetir que é com extrema velocidade que os jogadores se deslocam para a execução das combinações. Por isso, não é muito fácil a tarefa deles de se posicionarem em seus postos estabelecidos em cada disposição da cobertura. Sobretudo os atacantes da bola de tempo, da segunda bola e da bola do fundo. Essas bolas são atacadas quase que no mesmo tempo. Ou seja, quando a bola está nas mãos do levantador, os mesmos estão ou no ar, ou dando sua última passada para o ataque. Logo, como se pode imaginar, a tarefa é muito difícil.

Para atenuar esta dificuldade, o levantador - por ser o único que sabe, antecipadamente o ponto em que a bola vai ser atacada, os jogadores da linha de defesa, como o Líbero e o outro que não ataca do fundo, devem redobrar a atenção, a fim de não se atrasarem, de maneira alguma, para seus posicionamentos. Desta maneira, é certo que, pelo menos, dois jogadores estejam, sempre, na cobertura.

 

Cont. no art. 41, com as Combinações de Ataque com 2 Atacantes na Bolas de Primeiro Tempo.

 

Home

Voltar ao Menu Estratégias/Táticas - Sistema Ofensivo

Ir para Menu Vôlei de Quadra

 

Ir para Menu Estratégias/Táticas - Sistema Defensivo

Ir para Menu Vôlei de Praia