Estratégias/Táticas - Art. 36

- Cobertura de Ataque Parte VII.

- Cobertura de Ataque para Combinações de Ataque - Rede com 3 Atacantes.

 

- Combinações Finalizadas do Meio para a Saída da Rede.

 

- Desmico da Cabeça Frente com 3 Atacantes na Rede.

Combina da bola de tempo Cabeça Frente, no centro da rede, com uma Meia Bola entre o meio e a saída da rede.

Nos diagramas a seguir, estão apresentados:

- Diag. 1, a a ordem de saque;

- Diag. 2, a configuração da combinação;

- Diag. 3, o ponto em que os atacantes - envolvidos na combinação - se encontram no momento em que a bola chega nas mãos do levantador, ou seja, J3 no ar, J2 e J4 preparando-se para dar as últimas duas passadas que precedem o salto para o ataque;

- Diag. 4, a disposição da cobertura para o ataque do J4 na entrada da rede (pos. 4). É realizada pelo Levantador (J1), o atacante da Cabeça Frente (J3) e o correspondente (J5). Na segunda linha da cobertura J2, que não recebeu a bola e recua para seu posicionamento na cobertura, e o Líbero, que substitui o J6.

- Diag. 5, a disposição para o ataque do J3, a bola Cabeça Frente. É a bola que requer maior velocidade de deslocamento dos jogadores envolvidos na cobertura. Tomam parte o levantador (J1), J2 e J5, que está na linha de defesa - na primeira linha - e J4, que recua do ponto em que iniciava sua aproximação final para o ataque e o Líbero - na segunda linha.

- Diag. 6, a disposição para o ataque da segunda bola de J2. J3 e J4, que não receberam a bola e o levantador (J1) ocupam a primeira linha e J5 e o Líbero a segunda linha da cobertura.

 

 

 

Nota

Repare que nestas disposições da cobertura que tanto o J2 quanto os J3, atacantes das bolas de tempo e da segunda bola, respectivamente, participam efetivamente. Porém, com enorme dificuldade. Ocorre que no momento em que a bola sai das mãos do levantador J3 já está no ar e J2 dando sua última passada para atacar. Devem estar muito treinados de maneira chegar a tempo em seus posicionamentos da cobertura.

 


 

- Desmico da Cabeça Frente com 3 Atacantes na Rede e 1 do Fundo.

 

No grupo de diagramas a seguir, a combinação e as disposições da cobertura. O atacante do fundo é J5. Coloco como exemplo, ele participando da recepção.

- Diag. 7, a ordem de saque. J3 e J6 são atacantes das Bolas de Primeiro Tempo. J2 e J5, são os atacantes das segundas bolas. J4 é o oposto. J5 o atacante da Bola do Fundo.

- Diag. 8, a representação gráfica da combinação.

- Diag. 9, o ponto em que os jogadores se encontram no momento em que a bola sai das mãos do levantador. Repare: apenas o J6 não está na zona de ataque.

- Diag. 10, a disposição da cobertura para o ataque do J4 na pos. 4. O Levantador (J1), J3 (o atacante da primeira bola) e J5 (o atacante da bola do fundo) compõem a primeira linha; estes dois últimos não recebem a bola e estão próximos do ponto do ataque e, por conseguinte, têm que fazer deslocamentos curtos para seus posicionamentos da cobertura. O J6 e J2 (atacante da segunda bola, que não recebe, desloca para o fundo da quadra) participam da segunda linha da cobertura. Os números com círculos representam os pontos em que os jogadores se encontram no momento em que a bola é levantada.

- Diag. 11, para o ataque da Bola de Tempo de J3. Na primeira linha J2, J5 , que não receberam a bola estão próximos do ponto do ataque (J5, círculo em azul) e o Levantador (J1). Na segunda, J4, que recua da rede, e J6.

- Diag. 12, para o ataque da segunda bola de J2. J3 e J5, que não recebem a bola e estão próximos do ponto do ataque, e, como sempre, o Levantador (J1) compõem a primeira linha. J4 (que recua da rede) e J6 compõem a segunda linha.

- Diag. 13, a disposição para o ataque da bola do fundo. J4 e J2, que estão bem próximos do ponto do ataque, cobrem os flancos e J1 a retaguarda. Este último (o levantador) por ser o único a saber, antecipadamente, o ponto do ataque é o que faz deslocamento mais longo. Na segunda linha, apenas J6 guarda todo o fundo da quadra. Por que? J3, atacante da Bola de Primeiro Tempo, e o jogador mais distante do ponto do ataque, não tem como se deslocar para o fundo da quadra. Na primeira linha, J4 e J2 estão mais próximos.

 

 

Nota

As combinações de ataque do 3 atacantes na rede e 1 do fundo mobiliza 5 jogadores em uma só ação de ataque. Logo, todos os atacantes podem atacar. Como está demonstrado no grupo de diagramas, a cobertura é constituída segundo um raciocínio; aproveitar na disposição da cobertura os jogadores mais próximos do ponto em que a bola é atacada.


 

- Volta da Desmico / Vai e Volta.

 

- Com 3 Atacantes na Rede.

É a variação da Desmico da Cabeça Frente. O atacante da segunda bola (J2) finta que vai atacar a Desmico e, no meio do percurso, volta para atacar uma Meia Bola na saída da rede (pos. 2).

No conjunto de diagrama a seguir:

- Diag. 14, a a ordem de saque. No demais diagrama L (Líbero) substitui J6.

- Diag. 15, a configuração da combinação.

- Diag. 16, o ponto em que os atacantes - envolvidos na combinação - se encontram no momento em que a bola chega nas mãos do levantador, ou seja, J3 no ar, J2 e J4 preparando-se para dar as últimas duas passadas que precedem o salto para o ataque.

- Diag. 17, a disposição da cobertura para o ataque do J4 na entrada da rede (pos. 4). É realizada pelo Levantador (J1), o atacante da bola de tempo (J3) e o correspondente (J5). Na segunda linha da cobertura J2, que não recebeu a bola e recua para seu posicionamento na cobertura, e o Líbero, que substitui o J6.

- Diag. 18, a disposição para o ataque do J3, a bola Cabeça Frente. É a bola que requer maior velocidade de deslocamento dos jogadores envolvidos na cobertura. Tomam parte - na primeira linha - o levantador (J1), J2 e J4, que não recebe a bola para atacar. J5, que recua do ponto em que iniciava sua aproximação final para o ataque e o Líbero - na segunda linha.

- Diag. 19, a disposição para o ataque da segunda bola de J2. O levantador (J1), o atacante da bola de tempo (J3) e o Líbero ocupam a primeira linha da cobertura. J4, que não recebeu a bola para atacar, e J5 formam a segunda linha da cobertura.

 

 

Nota

Em ambas as combinações, Desmico e Vai e Volta da Cabeça Frente, existe uma variação: podem ser realizadas tendo como bola tempo a Cabeça Atrás.

 


 

- Com 3 Atacantes na Rede e 1 Fundo.

No conjunto de diagramas a seguir, como sempre, a ordem de saque (diag. 20), a representação gráfica da combinação (diag. 21) e os pontos da quadra em que os jogadores se encontram no momento do levantamento (diag. 22).

Neste último, notem o posicionamento do J5, o atacante do fundo. Ele está na zona de ataque e praticamente no centro da mesma. Por essa razão, ele participa da cobertura nos ataque das outras 3 bolas. Isso, facilita e muito o trabalho dos jogadores, uma vez que, está presente em 3 das 4 disposições; além do levantador (J1) que participa de todas.

Nos demais - 23, 24, 25 e 26 - as disposições da cobertura, para cada uma das bolas.

- Diag. 23, a cobertura para o ataque de J4, na pos. 4. A primeira linha da cobertura é composta por J5, J1 e J3, atacante da Bola de Primeiro Tempo, que cobre depois que não recebe a bola para atacar. Na segunda linha, J6 e J2, que não recebe a bola e recua para recuperar as bolas que voltam no fundo da quadra.

- Diag. 24, para o ataque da Cabeça Frente. J5, J1 e J2, que não recebe a bola para atacar e está próximo do local do ataque. J6 e J4, que recua da rede, participam da segunda linha da cobertura.

- Diag. 25, a cobertura para a segunda bola na pos. 2. Novamente J5 e J1, e o J3, que já está ao lado do ponto em que a bola é atacada. J6 e J4, que desloca da rede para o fundo da quadra, compõem a segunda linha.

- Diag. 26, para o ataque do fundo, pela pos. 6. J4 e J3, que já estão próximos, cobrem as bolas que voltam à esquerda e à direita, respectitivamente, e o Levantador (J1), que desloca para cobrir a retaguarda. Na segunda linha, J6 e J2, que desloca da rede.

 

 

 

 

Cont. no art. 37, com a Cobertura de Entrada para Desmico p/ Trás e Volta da Demico p/ Trás - Parte VIII

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra