Estratégias/Táticas - Art. 34

- Cobertura de Ataque - Parte V (continuação).

- Cobertura de Ataque para Bolas de Tempo.

 

- "China" com 1 Pé para a Saída da Rede.

 

- Rede com 2 atacantes.

 

No diagrama a seguir, as setas pontilhadas, em vermelho, significam os trajetos de A3, para o ataque da bola "China" com 1 Pé para Saída da Rede, e de A4, para o ataque na pos. 4.

 

No diag. 1, como de hábito uma ordem de saque.

No diag. 2, a equipe disposta no momento da recepção do saque.

No diag. 3, a cobertura é realizada pelo levantador J2 (está próximo do ponto do ataque), em verde, para a bola que volta à esquerda do ataque, pelo J1, que está na linha de defesa e tem que se deslocar, para a bola que volta à direita do ataque e pelo J6, defesa-centro, para a bola que volta atrás do atacante. Os J4, que está na rede, e J5 participam da segunda linha da cobertura, para a recuperação das bolas que tocam no bloqueio e voltam no fundo da quadra. Como sempre os números com círculos significam pontos em que os jogadores se encontravam no momento do ataque da China com 1 Pé, por J3.

 

 

- Rede com 3 atacantes.

Nos diagramas a seguir.

- No diag. 1, a ordem de saque;

- No diag. 2, a seta pontilhada em vermelho significa o trajeto do J3 para o ataque da bola "China" com 1 Pé na Saída da Rede e o do J4 para a entrada da rede (pos. 4).

- No diag. 3, a disposição da cobertura com o levantador (J1), que está infiltrando, cobrindo a bola que volta na diagonal. Pelo J2 (que, de modo geral, desloca para um ataque no centro da rede) para a bola que volta à esquerda do ataque e pelo J6, defesa-centro, que desloca para cobrir a bola que volta atrás do atacante. Os J4 e J5 participam da segunda linha da cobertura.

J2, o atacante da Segunda Bola e J1, o Levantador, estão próximos do ponto em que a China com 1 Pé é atacada (círculos em azul e verde, respectivamente). No caso eles executam suas funções e viram-se para o posicionamento na disposição da cobertura.

 

Nota

Um peculiaridade no ataque da China é a de que o golpe na bola é executados, praticamente, sobre a linha lateral da quadra. Ou seja, a bola que toca vem para dentro da quadra; menos uma preocupação, sobretudo para J6.

 

 

Notas

- O J6 cobre, na realidade, a bola que volta atrás e próxima da linha lateral, isto é, um pouco mais atrás da região sob responsabilidade do J1. Repito, a "China" com 1 Pé para a Saída da Rede é finalizada praticamente sobre a linha lateral da quadra. Quando bloqueada a bola, quase sempre, sai para fora pela linha lateral.

- De modo geral, quando ocorre a "China" J2 vai atacar no centro da rede. Na parte que trata da cobertura para as combinações de ataque, apresentarei esta situação de jogo. Ou seja, a movimentação do J2 é como que para atacar uma "Desmico" da China.

- A "China" com 1 Pé para a Saída da Rede é uma bola de tempo muito utilizada no voleibol feminino. Algumas equipes conseguem realizá-la com extrema velocidade, como é o caso da própria China, Campeã Olímpica, em 2004, em Atenas. Quanto maior for a velocidade com a qual ela é executada, maior tem que ser a velocidade com que devem se deslocarem os jogadores encarregados da cobertura.

 

Cont. no art 35, com a Cobertura de Ataque para as Combinações de Ataque - Parte VI.

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra