Estratégias/Táticas - Art. 32

- Cobertura de Ataque - Parte III (continuação).

- Cobertura das Bolas de Tempo.

 

- Cabeça Atrás.

 

- Rede com 2 atacantes.

 

Ocorre quando a equipe adota o sistema 4-2, sem infiltração, ou a bola é levantada por um jogador qualquer da rede. Ou quando a equipe adota o sistema 5-1, nos rodízios em que o levantador está na rede ou, também, quando a bola é levantada por um jogador qualquer da rede.

Nos diagramas que se seguem, uma representação gráfica que exemplifica as disposições da cobertura.

- No diag. 1, a ordem de saque.

- No diag. 2, as setas pontilhadas em vermelho significam os trajetos do J3 para o ataque da bola Cabeça Atrás. e do J4, que ataca na pos. 4. E todos os jogadores dispostos no momento da recepção do saque.

- No diag. 3, a disposição da cobertura que é realizada pelo levantador J2 (à esquerda do ataque), em verde, pelo J1 (à direita do ataque) e pelo J6, defesa-centro, (atrás do atacante). Os J4 e J5 participam da segunda linha da cobertura, para a recuperação das bolas que tocam no bloqueio e voltam no fundo da quadra. Repare como são longos os deslocamentos de J1, J4 e J6.

 

 

 

- Rede com 3 atacantes.

 

Ocorre em qualquer sistema de ataque. No sistema 5-1, nos rodízios em que o levantador está na linha de defesa e, por conseguinte, seus três atacantes estão na rede; no 4-2, um dos atacantes é também levantador. É necessário que o levantador - pela ordem de saque - posicionado na linha de defesa, faça a infiltração.

Nos diagramas a seguir.

- No diag. 4, a ordem de saque (aleatória) a título de exemplo.

- Nodiag. 5, a disposição para a recepção do saque e a movimentação dos três atacantes da rede - setas tracejadas em vermelho.

- No diag. 6, a disposição da cobertura em que o levantador (J1) cobre a bola que volta atrás do atacante (J3), J4 à esquerda do ponto em que é efetuado o ataque e o J2 cobre à direita. O J5 e J6 cobrem a bola que volta no fundo da quadra.

 

 

 

O papel do levantador é muito importante. Ele tem que fazer o levantamento e "cantar": cobertura!, cobre!, protege!, etc... É uma maneira de chamar a atenção dos companheiros para a participação na cobertura. A iniciativa pode ser de qualquer um dos jogadores da equipe. É atribuição mais afeita ao levantador, por este saber antes de todos o local em que a bola vai ser atacada.

Nunca é demais relembrar que no voleibol moderno, em determinadas ocasiões, exceto o líbero e o levantador, todos os demais jogadores podem receber a bola para atacar.

Cont. no art. 33, com a Cobertura para a Bola de Tempo "Chutada" de Meio - Parte IV.

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra