Estratégia/Tática - Artigo 24

 

- Estratégia/Tática Coletiva - Defensiva

 

- Bolas de Tempo - Cabeça à Frente (cont. do art. 23).

- Estratégia com Bloqueio Duplo.

 

- Procedimentos dos Bloqueadores.

1 - Bloqueadores colocados na Posição Fundamental, aguardam o passe.

2 - O passe sendo apropriado às bolas de tempo, identificam o cortador da bola de tempo.

3 - Definido o levantamento da Cabeça à Frente.

B3 e B4 - São - pelo o ponto em que o levantador se posicona de modo geral - os dois responsáveis pelo bloqueio. Passo a passo, devem adotar o seguinte procedimento:

- aproximam-se do ponto da rede em que o levantador adversário se encontra posicionado,

- devem olhar fixamente para o atacante.

- no momento em que a bola chega nas mãos do levantador, saltam para o bloqueio concomitantemente ao atacante, quanto maior for o afastamento do levantador em relação à rede, maior será o tempo que os bloqueadores terão para efetuar o salto. No diagrama a seguir, está demonstrado a distância das trajetórias. Em L1, o salto do bloqueador deve ser concomitante ao do atacante. Em L2 e L3, o bloqueador, obviamente, terá tempo.

 

 

 

- olhando seus movimentos do tronco e dos braços, e observando os requisitos do fundamento do bloqueio. Devem observar dois aspectos importantes:

A - Aproximação do cortador vindo das pos. 3 e 4, o B4 deve ter o cuidado com a mão esquerda. O apropriado é virar a palma da mão para dentro da quadra (movimento de supinação), a fim de evitar que o seu bloqueio seja "explorado".

B - Aproximação do cortador vindo da pos.2, pelo mesmo motivo, o B4 deve ter o mesmo cuidado e o B3 não deve mexer as mãos. É um ato instintivo, virar as palmas das mãos para fora da quadra (movimento de supinação), com a intenção de impedir o ataque para a diagonal. No caso, se a bola bater em suas mãos, poderá sair pela linha lateral. Com as palmas das mãos na posição correta, o mais provável é a bola voltar para dentro da quadra.

B2 - está distante do local em que o ataque será realizado não participa do bloqueio.

 

Nota

Os bloqueadores B3 e B4, saem da Formação Fechada. No diagrama a seguir, os dois na posição em que a bola será atacada.

 

 

 

 

Continuação no art. 25, com Procedimento dos Defensores

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra