Preparação Física - Artigo 05

- Valências Funcionais - Indispensáveis.

 

É o condicionamento específico à modalidade, ou seja, proporciona ao atleta as valências indispensáveis para a boa execução dos fundamentos da técnica individual e, conseqüentemente, para desincumbir-se de suas atribuições táticas.

 

- Valências Específicas: - coordenação motora;  
  - força; - pura,
    - explosiva,
  - velocidade; - de deslocamento,
    - de movimentos
    - de reação
  - flexibilidade.  
 

- resistência Muscular Localizada.

 

 

Nota

Velocidade de movimento, destreza e agilidade têm, praticamente, o mesmo significado. Ou seja, a capacidade do indivíduo realizar movimentos sucessivos com desembaraço, no menor tempo possível.

 

 

- Grau de Importância do Condicionamento Físico Funcional.

 

Verifica-se, sobretudo:

- na execução dos fundamentos da técnica individual;

- na execução das funções do jogo;

- participação, com bom aproveitamento, nos treinamentos;

- na obtenção de níveis mais altos de performances.

 

Favorece o aperfeiçoamento técnico individual - até os mais altos nívei - na medida em que atletas tornam-se aptos/capazes para a execução dos fundamentos da técnica, de todas as maneiras e, sobretudo, sem limitações.

A seguir, como exemplo, enumero fundamentos da técnica individual e cito valências físicas funcionais que contribuem para suas corretas execuções.

 

- Saque

 

- Velocidade de Deslocamento, por ocasião das passadas que precedem a impulsão.

- Força Explosiva da musculatura dos membros inferiores, para obter boa impulsão e, com isso, executá-lo com maior alcance (no saque do tipo "Viagen").

- Força Explosiva da musculatura dos membros superiores, tendo em vista golpear a bola com maior potência e, assim, imprimir maior velocidade possível à trajetória da mesma.

- Velocidade dos Movimentos do tronco e dos braços, para golpear a bola com a maior potência possível.

- Flexibilidade de Movimentos da coluna vertebral e dos ombro, propiciam maior amplitude dos movimentos e, consequentemente, contribuem para melhorar a potência do golpe.

 

- Toque

 

- Velocidade de Deslocamento - de todas as maneiras e em diferentes distâncias - a fim de posicionar-se corretamente (sob) em relação à bola.

- Força Explosiva da musculatura dos membros inferiores, para obter boa impulsão e, nos levantamentos, executá-lo com maior alcance.

- Força nos músculos das mãos e dos dedos, a fim de suportar o impacto da bola, por ocasião da defesa e recepção do saque "Viagem".

 

- Manchete

 

- Velocidade de Deslocamento - de todas as maneiras e em diferentes distâncias -, a fim de colocar-se corretamente em relação à bola.

- Velocidade de Movimentos, a fim de adquer o posicionamento do corpo diante de mudanças abruptas da trajetória da bola.

- Força em diferentes angulações de flexão da perna, para executá-la sem perda de equilíbrio, por ocasião da recepção do saque e da defesa.

- Flexibilidade de Movimentos das articulações dos tornozelos, joelhos, coxofemoral e coluna vertebral, para executá-la com máximo equilíbrio.

 

- Bloqueio

 

- Força Explosiva nos músculos dos membros inferiores, tendo em vista a obtenção da melhor impulsão e do maior alcance possíveis.

- Força na Musculatura abdominal e dorso-lombar, para a obtenção do equilíbrio essencial na execução do fundamento.

- Velocidade dos Movimentos da flexão e extensão das pernas, da elevação e movimentação dos braços.

 

- Técnicas de Ataque (Cortada e Recursos de Ataque).

 

- Velocidade de Deslocamento por ocasião da aproximação para o ataque.

- Força Explosiva nos músculos dos membros inferiores, tendo em vista a obtenção da melhor impulsão e alcance possíveis.

- Força Explosiva nos músculos dos membros superiores, tendo em vista golpear a bola com a maior potência possível.

- Força na Musculatura nas musculaturas abdominal e dorso-lombar, para a obtenção do equilíbrio na execução do fundamento.

 

Nota

A Resistência Muscular Localizada é valência essencial para que o atleta suporte a natureza repetitiva - peculiar - do treinamento de todos os fundamentos da técnica individual.

 

Pelo exposto, é possível constatar a importância da preparação física, global e das valências específicas. Contribuem significativamente para a execução correta dos fundamentos da técnica individual.

Vamos raciocinar juntos. Para executar as funções (recepcionar o saque, levantar, atacar, bloquear, defender, sacar) é essencial a correta execução dos fundamentos. Como levantar sem saber dar um toque? Como defender sem saber executar uma manchete? Como bloquear sem saber executar um bloqueio? Como atacar sem saber dar um cortada?

Logo, é preciso aprender, aperfeiçoar, enfim, praticar incessantemente, executando-os, sempre, com máxima correção. Para obtê-la, é necessário executar movimentos coordenados, complexos, velozes, etc. Enfim, utilizando-se de todas as qualidades físicas inatas ou adquiridas. A preparação metódica, meticulosa, e, sobretudo, com máxima atenção à aplicabilidade da mesma, com absoluta certeza, contribui e muito para o alcance de todos os objetivos.

 

Cont. no art. 06 com Capacidade Anaeróbica

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