Preparação Física - Artigo 17

- Valências Orgânicas.

- Treinamento da Capacidade Aeróbica

- Treinamento Orgânico Integrado (TOI) - Parte IX

- Modalidade 4 - Exercícios de Levantamento e Ataque.

 

Em prosseguimento ao Treinamento Orgânico Integrado (TOI), chegamos à quarta modalidade de exercícios. Nesta, o Levantamento e o Ataque serão praticados de maneira concomitante, em volume e intensidade que desenvolvam também as valências orgânicas - aeróbica e anaeróbica. Vale enfatizar que o treinador e atletas tenham em mente a importância da correta execução dos fundamentos. Também, com a velocidade e a potência requeridas, isto é, semelhante às que empregam no jogo.

A sessão de exercícios de Levantamento e Ataque pode ser realizada de três maneiras:

1 – Como uma das Sessões do Treinamento, isto é, na continuidade das partes em que foram aplicados exercícios de Toque e Manchete e Ataque e Defesa. No quadro abaixo, exemplo da divisão do treinamento. Vale enfatizar: todas as sessões devem ter duração e intensidade semelhantes.

 

 

2 – Como Parte Principal do Treinamento, ou seja, após os exercícios de Toque e Manchete e Ataque e Defesa (parte preparativa), que, no caso, devem ser mais breves e menos intensos. Graficamente, seria.

 

 

3 – Intercalados com exercícios de Ataque Defesa. O treinamento conteria três módulos:

1 – Aquecimento;

2 - Exercícios de Toque e Manchete;

3 - Exercícios de Ataque e Defesa, intercalados por de Exercícios de Levantamento e Ataque. Igualmente, as duas primeiras partes devem ter duração mais curta e intensidade, do esforço, menos intensa.

 

 

Nota

A fim de reduzir a intensidade do esforço, é apropriado intercalar um intervalo a cada estímulo. Por exemplo, um exercício de ataque e defesa, um intervalo, um exercício de levantamento e ataque, e assim por diante. O exemplo no quadro a seguir.

 

 

 

- Sequência de Exercícios de Levantamento e Ataque No 1.

Os jogadores dispostos em duas colunas, cada uma na frente de um dos treinadores (T). Estes recebem a bola do jogador e alçam-na cerca de 1 metro ("Meia Bola") sobre o bordo superior da rede. O jogador, saindo das proximidades da linha de ataque, dá duas passadas e ataca com a maior potência possível. Após o ataque, pega outra bola, dirige-se para a outra coluna (troca de coluna a cada ataque) e ataca novamente. O treinador estipula o período de tempo de realização do exercício (diagrama a seguir).

 

 

Nota

No vôlei de quadra os jogadores fazem fila defronte ao treinador. Cada qual ataca, pega a bola e entra na outra fila. No de praia, cada jogador coloca 4 ou mais bolas no ponto em que parte para o ataque. Ataca a primeira, volta e pega outra bola, ataca a segunda, e assim sucessivamente.

Exercício 81 - Uma "Meia Bola", imediatamente na frente do treinador.

Exercício 82 - Duas "Meias Bolas" consecutivas, imediatamente na frente do treinador. O jogador corta a primeira, volta ao posicionamento inicial e ataca a segunda.

Exercício 83 - Três "Meias Bolas" consecutivas, imediatamente na frente do treinador. Corta a primeira, volta ao posicionamento inicial, corta a segunda, volta ao posicionamento inicial e corta a terceira.

Exercício 84 - Idem, com ataque de Quatro “Meias Bolas” bolas consecutivas.

Exercício 85 – Agora, Duas "Meias Bolas" consecutivas com a aproximação para o ataque em forma de V. O jogador se posiciona rigorosamente em frente ao treinador. Corta a primeira imediatamente na frente do treinador, volta ao posicionamento inicial e corta a segunda imediatamente atrás do treinador. A trajetória do cortador é semelhante a uma letra V (diagrama a seguir).

 

 

Exercício 86 - Idem ex. 85, com ataque de Quatro Bolas consecutivas; duas na frente e duas atrás do treinador.

 

Nota

Os exercícios 85 e 86 contribuem para que os jogadores se familiarizem com o ataque das 2as. Bolas, parte integrante das Combinações de Ataque.

 

Exercício 87 - Uma "Meia Bola" na frente do treinador e uma Bola Alta na Extremidade da Rede. O jogador, depois de atacar a primeira bola, recua em diagonal para fazer a reaproximação para o ataque da Bola Alta (diagrama a seguir).

Exercício 88 – Idem ex. 87, com o ataque de quatro bolas consecutivas. Da seguinte maneira: uma meia, uma alta, uma meia e uma do fundo.

Exercício 89 - Uma Bola Alta na Extremidade da Rede e uma do Fundo. O jogador ataca a Bola Alta na extremidade da rede e recua para o fundo da quadra, até onde normalmente parte para o ataque da Bola do Fundo (diagrama a seguir).

 

 

Exercício 90 – Idem 89, com o ataque de quatro bolas consecutivas: uma alta, uma do fundo, uma alta e uma do fundo.

 

 

Nota

Nos exs. 87, 88, 89 e 90 o treinador pode inverter a ordem de ataque das bolas, ou seja, no ex. 87 e 88 atacar primeiro a Alta e depois a "Meia Bola"; no ex. 89 e 90 atacar primeiro a Bola do Fundo e depois a Bola Alta.

 

Cont. no art. 18, com outra Sequência de Exercícios.

Voltar Menu de Arquivos sobre Preparação Física.