©Preparação Física - Artigo 03

- Qualidades Físicas Indispensáveis

 

O atleta, de preferência no início das suas atividades desportivas, deve ser investigado científica e minuciosamente, a fim de que seja possível se estabelecer seu potencial e seu nível de condicionamento físico:

 

- quais as suas qualidades físicas inatas;

- quais e até que ponto pode adquirir outras qualidades físicas.

 

Após essa sondagem inicial, outras devem ser feitas ao longo de sua carreira, principalmente sempre que começar um programa e de acordo com a periodicidade do treinamento; são as reavaliações, retestes, etc...

Uma vez de posse de todos os dados dos atletas, o treinador e o preparador físico elaboram o Planejamento da Preparação Física, com objetivos bem definidos, metodologia adequada e prazos apropriados para o alcance das metas.

O treinamento global, físico / técnico / tático, aperfeiçoa as qualidades inatas e melhora as adquiríveis, habilitando o jogador aos níveis de competitividade desejados. O trabalho do preparador físico é, obviamente, executar o planejamento colocando em prática uma metodologia que conduza os jogadores aos níveis pré - estabelecidos para cada qualidade física.

Dentre as mais importantes e indispensáveis qualidades físicas podemos apontar:

 

- Valências Orgânicas: - aeróbica;  
  - anaeróbica: - alática;
    - lática
     
- Valências Específicas: - coordenação motora;  
  - força; - pura,
    - explosiva,
  - velocidade; - de deslocamento,
    - de movimentos
    - de reação
  - flexibilidade.  
 

- resistência muscular localizada.

 

 

Nota

Muitos autores utilizam denominações diferentes em relação às mencionadas no quadro anterior.

 

Nos artigos que se seguem farei considerações com o intuito de demonstrar de que maneira o desenvolvimento de cada uma dessas qualidades físicas pode influir no rendimento final dos jogadores, considerando que os possibilita a:

 

- manterem alto nível de excelência técnica no decorrer de uma partida;

- suportararem o desgaste físico do treinamento tendo em vista o esforço físico geral e especifico, bem como a característica traumática e repetitiva da atividade;

- realizarem movimentos complexos de todas as partes do corpo na execução dos fundamentos e no desempenho das funções táticas.

 

 

Cont. no art. 04 com Valências Orgânicas

Voltar ao Menu Preparação Física - Vôlei de Quadra