Pergunte ao Jorjão

P - Olá, Jorjão!!!!!! Sou Marcela, de Novo Hamburgo-RS, sempre acompanho as crônicas do seu site, e acho importantíssimo a todos os profissionais da área; parabéns!!!!! Estou cursando Educação Física, na UNISINOS e estou iniciando o Trabalho de Conclusão de Curso. Como trabalho com Voleibol há quatro anos e tenho muito interesse no esporte farei o trabalho sobre levantamento. Gostaria de saber se você pode me ajudar, enviando-me material e até respondendo ao questionário. No trabalho tentarei traçar o perfil dos levantadores nas categorias de base e comparar com o perfil que os técnicos acreditam que os levantadores devem ter. O que você acha? Desde já agradeço, aguardo resposta. Abraço. Marcela Kley - RS

R - Querida Marcela, muito obrigado pela gentileza do elogio. Fico contente de saber que o site esteja sendo aproveitado no Rio Grande do Sul. Minha intenção é essa mesmo, ou seja, propiciar oportunidade a todos que desejem evoluir.

Ainda não coloquei, no site, artigos sobre o levantamento. Na programação inicial, abordo, primeiramente, a recepção do saque, que já está disponível e quase no final. A seguir focalizarei o levantCmento. A fim de contribuir para seu trabalho, vou sugerir um roteiro, simples, para que você desenvolva.

Na abordagem sobre o Levantamento, focalizar.

1. Grau de Importância do Levantamento para as Estratégias e Táticas Ofensivas.

2. A que ações que o levantamento sucede e tem em vista a realização de qual ação?

3. Nas ações que sucede, como por exemplo, a recepção e a defesa, de que maneira acertos e erros influenciam o levantamento.

4. Na ação final, o ataque, como o levantamento pode facilitar ou dificultar?

5. Quais as maneiras de levantamento/ataque são utilizadas para tornar eficiente a performance do ataque, isoladamente, e da equipe, como todo?

6. Mencionar das mais simples às mais complexas e que atributos deve ter o levantador na concepção e execução das mesmas?

 

Na abordagem sobre o levantador, mencionar:

 

1. Quais as capacidades o levantador tem que ter para desempenhar sua função. Por exemplo: física, técnica individual, tática individual, psicológica, mental, etc...

2. Abordar, uma a uma, de maneira detalhada, todas essas capacidades.

3. Sugerir metodologia para treinamento técnico individual do levantador.

4. Sugerir metodologia para treinamento do levantamento, sempre vincilado, obviamente, ao ataque.

É isso aí, Marcela. Muito desses elementos já estão disponíveis no site e, garanto, muito brevemente, colocarei mais. Caso você precise de alguma coisa, como responder o questionário ou outra coisa qualquer, volte a escrever. Terei imenso prazer em colaborar.

Voltar ao Menu Pergunte ao Jorjão