Pergunte ao Jorjão

P - Tenho um trabalho a ser realizado sobre o vôlei e gostaria de saber do que se tratam os termos: atacante de força e atacante de velocidade. - Ana Cecília de Miranda Miller.

R - Estimada Cecília.

Começo sua resposta com uma explicação. A força e a velocidade são valências físicas requeridas a todos os atacantes. Uns têm mais do que outros, mas todos devem ter em nível bem elevado.

Os termos a que você se refere, são denominações utilizadas e até consagradas para classificar atacantes. Existem muitos outros, tais como, atacantes de ponta, atacantes de meio, atacantes de primeira bola, atacantes de segunda bola, opostos, etc...

Os atacantes de força são os que atacam Bolas Altas, geralmente, nas extremidades da rede. Na Seleção Brasileira, por exemplo, os atacantes de força são: Nalbert (atacante de ponta), Giba (atacante de ponta), Giovane (atacante de ponta), (André Nascimento oposto), Anderson (oposto), e Dante (atacante de ponta e/ou oposto). Para atacar essas bolas, eles precisam ter excelente impulsão e muita potência nos braços, para que consigam saltar muito bem e golpear a bola com máxima potência. Daí o termo atacante de força.

Os atacantes de velocidade são Henrique, Rodrigão, Gustavo, que atacam as Bolas de Tempo. Por serem Bola de Tempo, eles devem fazer a aproximação para o ataque, o salto e o movimento dos braços com extrema velocidade. Daí o termo atacante de velocidade.

Cecília, espero ter ajudado. Ficarei na torcida para que você faça um belo trabalho.

Jorge Barros [Jorjão]

Voltar ao menu Pergunte ao Jorjão