Pergunte ao Jorjão

 

 

P - Tenho uma longa monografia para apresentar sobre líbero no voleibol, mas estou sem material. Você pode me ajudar? - Rodrigo.

R - Caro Rodrigo

A regra que instituiu o líbero é recente e, em virtude disso, receio que terá dificuldade para encontrar literatura a respeito. Penso que deve iniciar sua monografia a partir de um roteiro. A fim de ajudar no seu raciocínio, sugiro alguns itens.

1. Mencionar e comentar a regra que normatiza a função do líbero - está disponível aqui no site.

2. Enumerar vantagens e desvantagens, sob o ponto-de-vista tático, da participação do líbero em uma equipe profissional.

3. Avaliar se é importante nas categorias de base ou se ele dificulta o desenvolvimento de outros atletas - menos dotados tecnicamente - em formação.

4. Mencionar as qualidades, física, técnica, tática individual e psicológica, que são requeridas ao líbero para o desempenho de suas atribuições em uma equipe.

5. Entrevistar treinadores, levantadores e companheiros de equipe, a fim de ter opiniões sob o grau de importância do líbero na performance da equipe.

6. Entrevistar líberos, para saber:

a - como se sentem em relação à sua atribuição;

b - o que e como treinam para serem eficientes;

c - como se sentem em relação aos demais companheiros de equipe;

d - como reagem psicologicamente em momentos decisivos;

e - qual a contribuição que dão na liderança da equipe, sabendo-se que participa grande tempo do jogo e vivencia intensamente a estratégia defensiva da equipe;

f - de que maneira contribui para o entusiasmo/motivação da equipe;

g - como se sentem participando apenas de um segmento do jogo;

h - etc...

Posso ajudar-lhe bastante nas entrevistas, colocando-o em contacto com jogadores das seleções brasileiras, masculina e feminina. Também em tudo mais que precisar. Volte a escrever. Estou torcendo para que você brilhe com sua monografia. Gostaria de receber uma cópia. Um abraço.

 

Voltar