JUST VOLLEYBALL

Pergunte ao Jorjão

Em prosseguimento à sugestão de Roberto Caverna para que escrevesse alguns artigos sobre treinamento técnico, tático e físico em forma de circuito. A fim de auxiliar professores de Educação Física a ministrarem suas aulas. Nos artigos anteriores, foram apresentados: Exercícios para a Formação Corporal, o Toque acima da Cabeça e a Manchete, o Bloqueio e a Cortada

5 – Saque.

Na aulas em forma circuito todos o fundamentos podem ser ministrados simultaneamente, com cada fundamento em espaço determinado, como está exemplificado no diagrama a seguir. O Saque, contudo, deve ser, na medida do possível, programado separadamente. De modo geral, é grande a movimentação das bolas pela quadra. O que pode atrapalhar as demais atividades. Vamos aos exercícios.

 

 

5.1 - O aluno de frente para a parede/muro, cerca de três metros. Executa saques consecutivos, de maneira que a bola bata na parede e volte às suas mãos.

O fundamento tem que ser corretamente executado. Tomando-se como base o saque do tipo Tênis.

1 – O afastamento das pernas em boa base, isto é, semelhante ao afastamento entre os ombros.

2 - Uma das pernas ligeiramente à frente. O saque com o braço direito, perna esquerda à frente; com o esquerdo, direita à frente.

3 – Tronco ereto.

4 – O braço que segura a bola, na altura dos ombros.



5 – O braço que goleia a bola, semi flexionado, atrás da linha da cabeça.

6 – No momento do golpe:

a - a bola é alçada sobre a linha da cabeça;

b - o braço, praticamente estendido, se movimenta para frente em um movimento rápido e uniforme;

c - a mão, bem aberta, golpeia o centro da bola.

 

Nota

A tendência natural é a de que todo o corpo se mova para frente; não contrariar esse movimento.

 

5.2 – Os alunos dispostos 2 a 2. Cada qual em cada lado quadra, sobre a linha de ataque (três metros da rede). Executam saque sem força, apenas para que a bola passe por sobre a rede; o mais importante é a correção na execução. O companheiro recebe a bola e executa também o saque.

5.3 – A mesma dinâmica. O dois jogadores recuam dois metros (cinco metros da rede). Executam os saques, alternadamente. Ainda apenas para que a bola passe por sobre a rede.

5.4 – Idem, com os jogadores recuando mais dois metros (sete metros da rede).

5. 5 – Idem, com os jogadores sacando do fundo da quadra (nove metros da rede).

No diagrama a seguir, os pontos em que os saques têm que executados (botões em vermelho e verde) e as distâncias em relação à rede.


 

Notas

- Os exercícios apresentados são de simples execução. Portanto, apropriados à iniciação de alunos de qualquer grau de escolaridade. Têm em vista a aprendizagem do fundamento pura e simplesmente. Ou seja, neste momento não importam a potência do golpe, a precisão e a velocidade da trajetória da bola.

- A graduação das distâncias é justamente para que a aprendizagem seja lenta e gradual. Por exemplo. Cada distância por aula, um total de quatro aulas.

- Dessa maneira, o professor pode ir corrigindo a execução. Na medida em que a aprendizagem for concluída, dá-se início ao aperfeiçoamento. Inserindo-se maiores distâncias, maior potência nos golpes, e cobrando maior precisão.

- Repito. A aula em que o Saque é ministrado deve ser programada em separado 9só o saque), em virtude da grande movimentação das bolas pela quadra.

 

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