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Pergunte ao Jorjão

 

P - Oi Jorge, tudo bem ?  Se não for muita pretensão da minha parte, gostaria de lhe dar uma sugestão. É o seguinte: seria muito interessante que você escrevesse alguns artigos sobre treinamento técnico, tático e físico em forma de circuito. Como alguns técnicos trabalham em escolas e o tempo para treinamento e muito curto viria atender muita gente.
Sem mais para o momento, antecipo os meus votos de estima e consideração.
Aguardo resposta em breve.

Roberto Caverna

R - As aulas de Educação Física nas escolas têm a duração aproximada de 50 minutos. O que é muito pouco para, por exemplo, ministrar aulas de iniciação de modalidade esportivas. A fim de aproveitar o tempo disponível, darei uma sugestão: realizar aulas em forma de Circuitos. São dois tipos:

Parte 1 – Formação Corporal / Aquecimento.

Parte 2 – Aprendizagem / Aperfeiçoamentos dos Fundamentos da Técnica Individual.

Parte 3 - Formação de Equipe.

 

Parte 1 – Formação Corporal / Aquecimento.

Este segmento pode ter dois objetivos:

- formação corporal para alunos do ensino fundamental e/ou iniciantes em escolinhas;

- aquecimento para alunos do ensino médio e/ou adolescentes em escolinhas

.

No primeiro, é muito importante a correta execução dos exercícios e o número de repetições e/ou tempo de execução dos mesmos. No segundo, dimensionar o números e/ou o tempo de execução; que, obviamente, é estabelecido tendo em vista apenas para um bom aquecimento.

- Dinâmica para a realização da Sessão.

Os alunos entram na quadra e são orientado a realizarem exercícios físicos (sugeridos a seguir), individualmente ou dispostos 2 a 2, 4 a 4 – de acordo com o número de alunos da turma.

O número ou o tempo para execução é determinado pelo Professor, de acordo com o tempo disponível para a aula.


O professor escreve no piso da quadra com um giz ou material semelhante, os números e exercícios correspondentes.

Os alunos são distribuídos equitativamente nas Estações e executam os exercícios mencionados estabelecidos, com está exemplificado no diagrama a seguir.

 

- Sugestão de Exercícios.

1 – Sugado e/ou Exercícios de efeito geral

2 – Abdominal

3 – Flexão de Braço

4 - Flexão das Pernas com à Fundo Lateral/Frontal

5 – Saltos

6 – Corrida: - de frente,
  - de costas,
  - lateral
  - cruzando as pernas

 

Nota


O Professor deve:

- escolher outros exercícios, tendo em vista adequar os mesmos às necessidades de seus alunos;

- a seu critério, ordenar os exercícios diferentemente da que foi da sugerida como exemplo;

- estabelecer o número e/ou o tempo de execuções;

- o número de alunos em cada estação.

Finalizada esta Primeira Parte, os alunos iniciam a Parte de Aprendizagem / Aperfeiçoamento dos Fundamentos da Técnica Individual, que será apresentada no próximo artigo.

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