JUST VOLLEYBALL

Pergunte ao Jorjão

 

P - Gostaria de receber dicas sobre qual a melhor formação para receber saque com o levantador na posição 06, pois estamos encontrando dificuldades. Se possível enviar um esquema com as posições de recepção de saque que não tumultue o jogo, pois não somos profissionais, mas queremos uma melhor mobilidade dos nossos atacantes (Ivan Carlos da Silva).

R - Caro Ivan

 

No grupo de diagramas a seguir, exemplos de armações de recepção do saque, com 5, 4, 3 e 2 jogadores. Em todas, o Levantador está na posição 6.

A fim de facilitar o raciocínio, vamos caracterizar os jogados:

L - levantador;

1 e 4 - Centrais, atacante de 1a. Bola;

2 e 5 - Atacantes de ponta, em alguns caso atacante que recepcionam o saque e atacam;

3 - Oposta, que pode ser atacante de ponta e/ou atacante de 1a. Bola.

Na recepção com 5, todos os jogadores participam da recepção. O levantador se posiciona ligeiramente atrás de seu correpondente (3) e deste ponto faz a infiltração para a Zona de Levantamento.

Nota

A recepção com 5 não tem sido mais utlizada por equipes de alta competitividade. Mas pode ser usada por equipes de iniciantes, equipes de escolas, equipes de categorias de base, etc.

 

Na recepção com 4, existem duas maneira para a recepção. A primeira (em azul), o Oposto 4 participa e após a recepção parte para o ataque da 1a. Bola. A segunda (em vermelho), quem sai para recepcionar é o 3; 4 fica "escondido", bem encostado na rede. Após a passagem de bola pela mesma, ele recua e aproxima-se para o ataque da 1a. Bola (seta tracejada em vermelho).

Na recepção com 3 - mais utilizada por equipes de alto nível - participam da recepção os dois atacante de ponta 2 e 5 e o outro central (1). Repare que 2 está na pos. 2 e recua para recepcionar. Após a mesma, parte para também atacar.

Na recepção com 2 - em desuso, em virtude do aperfeiçoamente do saque do tipo Viagem - apenas os atacantes de ponta 2 e 5 são resposáveis pela recepção. De modo geral, para propiciar 1 (em azul) a ficar desencumbia do da recepção, a fim de atacar do fundo (seta tracejada em azul).

 

 

Bem Ivan, espero ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em escrever novamente. Terei imenso prazer em ajudar.

Um abraço.

Jorge Barros (Jorjão).

 

Voltar ao Menu Pergunte ao Jorjão