JUST VOLLEYBALL

Pergunte ao Jorjão

 

P - Olá Jorjão, meu nome é Bruno e já te fiz algumas perguntas antes em relação ao vôlei de praia. Sendo você um grande entendedor do assunto, gostaria de mais uma opinião sua, se for passível. Eu trabalho como preparador físico de duplas femininas com idade de 15 a 18 anos, e gostaria de saber na sua opinião qual é o treino físico mais indicado...se os de corrida intervalada, piques, saltos, deslocamentos, etc...ou o físico-técnico, com circuitos dentro da quadra!!! Grato pela atenção.... Um grande abraço Bruno

R - Caro Bruno.

Tenho repetido bastante que não existe uma receita ideal para a preparação de uma dupla; quer física, quer técnica ou tática. Também, que o treinador deve realizar testes de avaliação, a fim de conhecer virtudes e deficiências de seus jogadores.

Logo no primeiro artigo, do Menu da Preparação Física, você encontra Planejamento da Preparação Física. São elementos que ajudam a planejar a preparação. Depois, abordo algumas valências física indispensáveis na prática do vôlei de praia. A seguir, a metodologias para desenvolver tais valências.

Neste último segmento, opino que tem que haver trabalhos específicos. Ou seja, tendo em vista a desenvolver cada qual em sessões específicas.

Na parte que trata da técnica individual, enumero as valências físicas requeridas para a execução de, um a um, todos os fundamentos.

Enfim, a preparação física é realizada tanto em sessões específicas quanto no treinamento técnico e tático. Dependendo da fase do treinamento você intensifica mais um sessão ou outra.

No Menu da Preparação Física do Vôlei de Quadra, apresento vários artigos em que focalizo o TOI (treinamento orgânico integrado). É uma metodologia de treinamento em que as partes físicas e técnica/tática são trabalhadas de modo concomitante. Vale a pena você dar uma olhada. É material vasto que, com toda certeza, você encontrará tudo de que precisa. OK?

Caro Bruno, espero ter ajudado. Caso precise de mais alguma coisa, não hesite, volte a escrever.

Um abraço.

Jorge Barros (Jorjão)