JUST VOLLEYBALL

Pergunte ao Jorjão

P - Caro Jorjão, gostaria de saber como funciona a inversão 5 - 1 durante um jogo.

R - Caro Paulo, vamos lá.

 

As equipes que adotam o sistema de ataque 5-1 (1 levantador e 5 atacantes) se deparam com uma, digamos, limitação nos três rodízios em que o levantador está na rede. Uma ofensiva e uma defensiva.

 

Ofensiva: contam com menos 1 atacante, nos rodízios em que o levantador está na rede. Tal limitação diminuiu bastante com a introdução (a partir da década de 80) de jogadores atacando bolas rápidas, atrás da linha de ataque. Isto é, no voleibol moderno de alta competitividade algumas equipes utilizam os 5 atacantes na mesma ação ofensiva.

 

Defensiva: 

o levantador está presente em 3 rodízios. Historicamente o levantador sempre foi o jogador de menor estatura da equipe e, conseqüentemente, menor capacidade (alcance) para bloquear. Sobretudo por essa razão, os adversários optam por finalizar o ataque nos pontos que estes se encontram, ou seja, de modo geral, são "pontos fracos" do bloqueio.

A Inversão do 5-1 é uma tática criada tendo em vista minimizar essas limitações. Consiste em realizar duas substituições: 1 atacante na pos. 4 e, concomitantemente, um levantador na pos. 1. Com isso, a equipe fica com 3 atacantes na rede o que, presumivelmente:

- aumentará o potencial da equipe para bloquear;

- aumentará a capacidade para atacar (considerando a maior facilidade para o ataque na proximidade da rede).

 

O potencial para bloquear aumentará bastante se o atacante for um exímio bloqueador. Para atacar, se o atacante possuir for especialista, por exemplo, em bolas altas, em bolas de velocidade, etc...

 

O treinador deve ter em mente o objetivo a ser alcançado, no momento em que faz a Inversão do 5-1. Por exemplo:

- melhorar a performance do bloqueio;

- melhorar o desempenho nas bolas de segurança (altas nas extremidades da rede);

- diversificar a tática de ataque, com a entrada de atacante mais versátil e/ou o levantador instruído para realizar outras combinações.

 

Alguns treinadores realizam a Inversão do 5-1, sistematicamente. Outros, circunstancialmente/providencialmente, a fim de solucionar situações de jogo eventuais.

Voltar ao Menu Pergunte ao Jorjão.