JUST VOLLEYBALL

Pergunte ao Jorjão

P - Jorjão! Gostaria que me enviasse, se for possível, exercícios específicos para treinamento do jogador líbero. Recentemente lhe enviei um e-mail com o mesmo pedido, só que o meu computdor sofreu uma pane e eu não tive como saber sua resposta (se você enviou ou não o meu pedido). Desde já, agradeço a sua atenção.

Um abraço.

Hermani Costa.

R - Caro Hermani.

Na minha opinião, o Líbero é um jogador de defesa e de recepção como outros. A diferença é que treina muito mais do que um jogador comum e, de modo geral, possui maiores qualidades, ou seja:

- o somatotipo adequado para as atribuições da recepção e da defesa;

- as qualidades físicas indispensáveis à recepção do saque e à defesa;

- extraordinária capacidade técnica individual;

- aguçada percepção do jogo.

Por tudo isso, assume maiores responsabilidades na recepção do saque e na defesa e tem que estar preparado para isso.

O treinamento é diferenciado, em relação ao de outros jogadores, no quesito quantidade. Aqui no site, em técnica individual, você encontrará exercícios e mais exercícios para a aprendizagem e o aperfeiçoamento dos fundamentos requeridos na recepção e na defesa. Em estratégias e táticas, procedimentos táticos para o jogador se desincumbir de suas atribuições na recepção do saque e na defesa. Bem Hermani, espero que os artigos indicados atendam sua necessidade. Caso precise de mais alguma coisa, não hesite, volte a escrever. Ok?

Um abraço.

Jorjão.