JUST VOLLEYBALL

Pergunte ao Jorjão

P - Jorjão, com a sua experiência, não há ninguém melhor para me ajudar. Sou professor de educação física e procuro fazer meu mestrado na área de treinamento desportivo e sou alucinado por vôlei. Sou arbitro da federação mineira e meu grande sonho é me tornar um técnico de sucesso. Sei que com apenas algumas palavras suas poderão me ajudar e muito. Gostaria de saber de você o que eu preciso fazer para me tornar um técnico vencedor? Um abraço.

Danilo Mendes - Congonhas-MG.

R - Caro Danilo.

Muito obrigado pelas suas palavras elogiosas; é sempre um estímulo para continuar caprichando. Quanto à sua vontade de ser um treinador de sucesso, a meu ver, não é nada difícil. Alguns pontos são importantes.

1 – Conhecer profundamente tudo que for relacionado à modalidade, ou seja: a preparação física, a técnica individual e as estratégias e táticas.

2 – Saber fazer um planejamento global para sua equipe, seja qual for. Por exemplo, quanto tempo você tem para realizar todo o treinamento, quantas vezes por semana, quanta horas em cada vez, quais as maiores necessidades da sua equipe, que metodologia é mais apropriado para chegar aos seus objetivos, etc... Um aspecto importante é considerar o nível de competitividade dos campeonatos em que suas equipes estarão envolvidas.

3 – Ser um líder, uma pessoa disciplinada e responsável, de maneira transferir para seus comandados estas virtudes e, desta maneira, estimulá-los a assumirem responsabilidades por ocasião de treinamentos e jogos.

4 – Ter a exata noção do que você pode realizar, hoje. Continuar se aperfeiçoando e ambicionar níveis cada vez mais altos em curto, médio e longo prazos; jamais colocar o carro na frente dos bois!!!!!

Bem, Danilo, é isso aí. São atributos essenciais para sonhar com uma carreira de sucesso. No www.justvolleyball.com.br você encontrará tudo que precisa para estudar. Ok? Espero ter ajudado. Precisando de mais alguma coisa, não hesite, é só escrever. Terei imenso prazer em ajudá-lo.

Um grande abraço.

Jorjão.