Just Volleyball

Pergunte ao Jorjão

Jorjão,

Quais as dicas fundamentais para organizar o planejamento do ano de 2005? Vamos participar de uma classificatória muito importante em maio (olimpíadas regionais da instituição em que trabalho) e do estadual (infantil e infanto) no começo do segundo semestre. O que você sugere? Devo fazer dois mesociclos competitivos? Um em maio, e outro em setembro? Isso é indicado para o vôlei? Ou tenho que fazer uma periodização só? Tenho medo de exigir demais dos atletas no primeiro semestre e no segundo eles "dobrarem o fio", ou seja, perder o rendimento. O que você pensa?

Obrigado.

Edílson F. Gonçalves.

Dois fatores são essenciais para a concepção de um planejamento. O Nível de Competitividade da Competição (NCC) da qual a equipe vai participar e o nível em que se encontra sua equipe, em relação ao NCC. De acordo com os mesmos, você estabelecerá os objetivos específicos, a metodologia a ser adotada e a periodicidade. Por exemplo: na preparação física, que valências serão trabalhadas; em que proporção; com qual freqüência; etc... Na técnica individual, da mesma maneira, que fundamentos deverão ser trabalhados tendo em vista um significativo aumento do nível de competitividade da equipe. Na tática coletiva, de que maneira - com que estratégias e táticas - ofensiva e defensivamente a equipe se organizará.

No seu caso, penso que, por se tratar de uma equipe de infantil/infanto, seu trabalho deve objetivar a aquisição de valências físicas, a melhoria da autoconfiança na execução dos fundamentos da técnica individual e a constituição das estratégias ofensiva e defensiva.

Sem saber o NCC e em que nível sua equipe se encontra em relação ao mesmo, você deve fazer dois ciclos vinculados entre si. Isto é, você estabelece os objetivos específicos para o primeiro ciclo e os para o segundo ciclo. Os mesmos, dependendo do aproveitamento dos jogadores para com o treinamento, deverão ser alcançados após uma e outra etapa. Na primeira competição (Olimpíadas Regionais) sua equipe estará, vamos dizer, no nível que foi possível alcançar. Caso sua competição alvo seja a segunda (Campeonato Estadual) o trabalho terá sido conduzido de forma adequada, ou seja, alcançado o nível a que você se propôs a alcançar. Se será suficiente para ganhar o campeonato ou não... é outro assunto, mas o trabalho terá sido bem feito.

Não sei se você leu os artigos sobre o TOI (treinamento orgânico integrado) - disponível no site -, que trata da preparação física-técnica de modo concomitante. Em rápidas palavras, penso que o treinamento deve ser todo concatenado. Ou seja, as partes componentes do treinamento (física, técnica individual, tática individual e tática coletiva) devem ser trabalhadas simultaneamente. Nos artigos coloco de que maneira os exercícios para o aperfeiçoamento da técnica individual devem ser ministrados para estimular, sobretudo, as valências orgânicas. É um método válido para quem, como você, precisa ganhar tempo.

Bem Edilson, espero ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida ou deseje mais alguma colaboração, por favor, escreva novamente.

Um grande abraço.

Jorjão.

Voltar ao Menu de Pergunte ao Jorjão.