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TESTES DE APTIDÃO PARA ATLETAS/ALUNOS DE VOLEIBOL - Parte 2.

SAQUE.

 

Itens do Teste:

1 - Execução - grau de correção do Fundamento.

2 - Precisão da Trajetória da Bola obtida com a execução do fundamento.

3 - Capacidade dos alunos/atletas em executarem saques com trajetórias diferenciadas.

 

1 - Execução - grau de correção do Fundamento.

1.1.1 - Grau da qualidade física - coordenação/força/velocidade de movimentos (no saque "viagem") - na execução.

1.1.2 - Posicionamento corpo - pés, pernas, tronco, braços e mãos - por ocasião do golpe na bola.

 

1. 2 - Exemplos de Testes.

Número 1 - O aluno/atleta, posicionado na linha do fundo da quadra, executa determinado número de saques de tipos estabelecidos. Por exemplo:

- por baixo;

- tipo tênis;

- "viagem";

- outros.

Aqui no www.justvolleyball.com.br, na parte que trata da técnica individual, apresento passo a passo todos os componentes da técnica individual de todos os saques. São úteis para identificar as virtudes e os erros dos alunos/atletas por ocasião da execução dos saques.

 


2 - Precisão da Trajetória da Bola obtida com a execução do fundamento.

 

2.1 - Aspectos a serem avaliados.

2.2.1 - Velocidade da trajetória da bola.

2.2.2 - Precisão obtida pelo aluno/atletas.

2.2.3 - Regularidade dos acertos quer na velocidade quer na precisão.

 

2.2 - Exemplos de Testes.

Número 1 - Os alunos/atletas posicionados na linha do fundo da quadra, nos pontos S1, S2 e S3. Executam saques nos pontos da quadra opostas (diagrama a seguir). O número de tentativas e alvos devem ser estabelecidos pelo treinador.

Número 2 - Item no. 1, com os saques desferidos a 3 metros da linha do fundo.

Número 3 - Item no. 1, com os saques desferidos a mais de 3 metros da linha do fundo.

 

3 - Capacidade dos alunos/atletas em executarem saques em trajetórias diferenciadas.

 

3.1 - Aspectos a serem avaliados.

3.1.1. - Precisão imprimida à trajetória da bola.

3.1.2 - Regularidade nos acertos.

 

3.2 - Exemplos de Testes.

Exercício 1 - Os alunos/atletas posicionados na linha do fundo, executam saques de maneira que a bola passe entre faixas colocadas, de 3 em 3 metros, ao longo de toda a extensão da rede (figura a seguir), e atinjam Zonas da quadra oposta (diagrama a seguir).

 

  - c/ a bola passando pelo ponto 4 da rede, na ZN 3;
- Do ponto P1: - c/ a bola passando entre os pontos 2 e 3 da rede, na ZN 2;
  - c/ a bola passando entre os pontos 2 e 1 da rede, na ZN 1 (saque curto).

 

  - c/ a bola passando polo ponto 3, da rede, na ZN 3;
- Do ponto P2: - c/ a bola passando pelo ponto 2 da rede, na ZN 1;
  - c/ a bola passando entre os pontos 2 e 3 da rede, na ZN 2.

 

  - c/ a bola passando pelo ponto 1, da rede, na ZN 1;
- Do ponto P3: - c/ a bola passando pelo ponto 2 da rede, na ZN 2;
  - c/ a bola passando entre os pontos 3 e 4 da rede, na ZN 3 (saque curto).

 

Obs: o professor, a seu critério, pode solicitar que o aluno/atleta execute saques curtos, no terço médio da quadra, ou longos.

 

Número 2 - Idem ex. no 1, agora objetivando alvos ainda mais específicos. Ou seja, dividindo a quadra em nove zonas, como no diagrama abaixo.

 

 

  - passando pelo ponto 4 da rede, nas ZN 5, 6 e 7;
Do ponto P1: - passando pelo ponto 3 da rede, nas ZN 8, 9 e 10;
  - passando entre os pontos 1 e 2 da rede, nas ZN 1, 2 e 3.

 

  - passando entre os pontos 3 e 4 da rede, nas ZN 5, 6 e 7;
Do ponto P2: - passando entre os pontos 2 e 3 da rede, nas ZN 4, 8 e 9;
  - passando entre os pontos 2 e 1 da rede, nas ZN 1, 2 e 3.

 

  - passando pelo ponto 1 da rede, nas ZN 1, 2 e 3;
Do ponto P3: - passando pelo ponto 2 da rede, nas ZN 4, 8 e 9 ;
  - passando entre os pontos 3 e 4 da rede, nas ZN 5, 6 e 7.

 

O critério de avaliação deve ser estabelecido pelo professor. Pode ser objetivo. Por exemplo, com a atribuição de pontos em cada acerto, etc...

Número 3 - Idem ex. no. 2, com os saques deferidos a cerca de 3 metros da linha do fundo. No diagrama anterior, a segunda fileira P1, P2, e P3.

Número 4 - Idem ex. no. 3, com os saque desferidos a cerca de 6 metros da linha do fundo. No diagrama anterior, a terceira fileira P1, P2 e P3.

Número 5 - Colocando uma corda a cerca de meio metro do bordo superior da rede - com material leve - de uma antena a outra, como está demonstrado no diagrama a seguir.

Os alunos/atletas executam saques da linha do fundo fazendo que a bola passe:

- passe entre o bordo superior da rede e a corda e caia no terço final da quadra oposta;

- passe sobre a corda e caia no terço final da quadra oposta.

Obs: os alvos podem ser os mesmos apresentados nos diagramas anteriores.

 

O critério de avaliação pode ser:

Acerto: a bola que passa no local determinado - acima ou entre a rede e a corda e atinge o alvo;

Razoável: a bola que passa no local determinado - acima ou entre a rede e a corda - e cai em qualquer ponto da quadra oposta;

Errado: não passa pelo local determinado da rede - acima ou entre a rede e a corda - e não cai na quadra oposta.

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