Pergunte ao Jorjão

P - Olá Jorjão, eu sempre visito seu site pra pegar umas dicas. Como te parabenizei um tempo atrás, o site é bom e nosso time aprende muito com ele. Tem uma coisa que eu queria saber. Como esticar a rede. A prefeitura (aqui de Araçariguama/SP) comprou uma rede nova pra gente, e eu estou procurando uma figura que mostre o melhor, ou o correto, jeito de esticar a rede. Se caso você puder me indicar onde posso achar isso eu agradeço. Ronaldo, Araçariguama/SP.

R - Caro Ronaldo.

Existem alguns meios. Nos campeonatos internacionais o sistema é hidráulico, que importado e custa uma fábula.

O sistema de carretilha com manivela é um dos meios mais utilizado. Você pode encontrá-la em lojas de ferragem. Caso seu poste seja de metal - tipo tubo calvanizado - você terá que fazer furos, com broca especial, a fim de aparafuzar a carretilha. Daí, prenda uma ponta do cabo - de aço ou de nylon - no poste oposto e a outra ponta no parafuso do cilindro da carretilha. Um vez afixado, estique a rede, utilizando a manivela da carretilha.

Caso seu poste seja de madeira, utilize o sistema de furos no mesmo. Você faz furo, com diâmetro suficiente para passar o cabo, em vários pontos do poste - de acordo com as alturas da rede para masculino e feminino. Passe os cabos pelos furos, estique, enrole o cabo ao redor do poste e amarre.

Bem Ronaldo, não sei se ajudei Qualquer coisa, escreva novamente. Terei todo o prazer em ajudá-lo. Um grande abraço.

Jorjão

Voltar ao Menu Pergunte ao Jorjão