Pergunte ao Jorjão

 

 

P - Oi! Sou de João Pessoa e pratico vôlei a 9 meses. Nasci em em 1988. Minha altura é de 1.81 e peso 78 kg. Comecei a me interessar pelo vôlei faz pouco tempo. Já peguei uma seleção de nascidos em 87, num campeonato em Goiânia. Fui convocada para uma seleção de nascidos em 86, no mesmo período. Treino quase 4 horas por dia e queria saber se foi um bom início ou se deveria maneirar mais um pouco nos treinamentos. Tenho o mesmo objetivo de todas as atletas iniciantes. Por isso, queria saber mais sobre as cargas de treinamento. Por exemplo, com quantas horas eu devo aguentar de treinos. Tenho medo de meu corpo não suportar e ter algum problema muscular. Qual seria a quantidade de horas que deveria treinar para ter melhor desenvolvimento no esporte? A carga de treinamentos pode estar em excesso? Adoraria se me respondesse o mais rápido possível, agradeço a compreensão! - Hayvolla Cavalcanti Ferreira Leite (PB).

R - Querida Hayvolla.

Você enviou sua pergunta para a Confederação Brasileira de Voleibol e esta para mim. Vou tentar ajudar.

Quatro horas por dia é uma carga de treinamentos considerável. Para você ter uma idéia, uma equipe profissional treina - treinamento técnico/tático - de 4 a 6 horas diárias.

Creio que você deve adotar alguns procedimentos da maior importância.

1 - Fazer uma avaliação médica - clínica e fisiológica -, a fim de saber de saber sua capacidade física.

2 - Proucurar ajuda de um preparador físico e de um treinador, tendo em vista avaliar suas condição física e sua aptidão técnica individual e, com isso, estabelecer um planejamento para que você consiga alcançar seu objetivo.

Feito isso, você realizará seus treinamentos com muito maior objetividade, ou seja, fará seu trabalho aliando quantidade/tempo e qualidade, sem perda de tempo e risco de lesões.

Hayvolla, espero ter ajudado. Sempre que precisar, estamos ao seu dispor.

Um abraço,

Jorge Barros (Jorjão)

Em tempo: lancei meu site ( www.justvolleyball.com.br ), que terá - brevemente - um espaço para responder a todos que precisem, sobre qualquer assunto relacionado ao vôlei.

 

Voltar ao Menu de Respostas