Vôlei de Praia com o Vento Forte

 

Vôlei de Praia com Vento Forte - Parte 2

Recepção do Saque

É enormemente influenciada pelo o vento forte, principalmente quando o adversário está sacando contra o vento, uma vez, que possibilita desferir o saque com maior potência. Os dois jogadores devem estar preparados para superarem extrema dificuldade. E terem em mente alguns pressupostos:

1 - O que recepciona fazer o possível, o mais fácil para ele próprio;

2 - O que levanta saber e se preparar para executar o levantamento seja qual for a qualidade da recepção;

3 - Ambos, devem ser tolerantes e pacientes diante das dificuldades do companheiro, quer na recepção, no levantamento e no ataque.

Nesta circunstância crítica é possível ver os grandes times.

1 - Demonstram serenidade e se ajudam reciprocamente.

2 - Não perdem a paciência com os erros, muito pelo contrário, se solidarizam;

3 - não colocam a dificuldade como justificativa para não realizar suas atribuições, ou seja: uma recepção imperfeita não justifica um levantamento de qualquer maneira, uma má levantada não justifica um ataque irresponsável.

4 – sabem que o vento sopra para ambos os times, ou seja, obter o melhor desempenho possível jogando na condição mais adversa (jogando com o vento a favor), e aproveitar ao máximo a mais favorável (jogando com vento contra).

 

A seguir, vamos abordar as estratégias e táticas a serem elaboradas no jogo com vento forte.

 

O Adversário sacando Contra o Vento

É possível golpear a bola com maior potência e, por conseguinte, imprimir grande velocidade à trajetória da mesma.

Há uma tendência de com o atrito com vento ocorrer uma descaída súbita da bola.

O Saque em que a bola passa rente à rede pode descair subitamente e cair no primeiro terço da quadra, causando enorme dificuldade para a sua recepção.

No terço final permite aos passadores uma fração de tempo ligeiramente maior para execução da recepção.

Diante dessas características é interessante adotar algumas alternativas táticas.

Nos diagramas a seguir, os exemplos.

No diag. 1, a disposição dos passadores para a recepção no saque em que a bola pode descair no primeiro terço da quadra. Os dois adotam um posicionamento mais à frente, no centro do terço central da quadra.

No diag. 2, a disposição para a recepção em bola que podem descair no terço final da quadra. Os dois passadores se posicionam mais atrás, isto é, no limiar dos terços central e final.

 

Nota

É obvio que há risco, tanto em uma como em outra disposição. Mais à frente, nas trajetórias que visam terço final. Mais atrás, nas bolas que descaem no terço inicial. A decisão é tática; circunstancial e absolutamente eventual. Ou seja, importante, tendo em vista adequação às características do jogador que executa o saque.

 

 

 

 

 

 

Procedimento tático da maior importância é a definição prévia do passador responsável pela recepção no terço central (longitudinal) da quadra. Ou seja, entre os dois.

O mais viável é que se encarregue o passador posicionado em diagonal ao ponto em que o saque é executado, isto é:

 

- J2 para o saque do ponto 3;

- J1 para o saque do ponto 1;

- O mais capacitado para o saque do ponto 3

Nos diagramas a seguir, a trajetórias da bola e os posicionamento dos passadores. O semicírculo tracejado em vermelho demonstra que a área de atuação aumenta significativamente. Logo, o posicionamento responsável pela recepção (o que está em diagonal) deve ser mais para o centro da quadra. De maneira que fique equidistantemente à linha lateral e o centro do terço central:

- J1 para o saque do ponto 1;

- J2 para o saque do ponto 3.

- J1 ou J2 para o saque do ponto 2

 

Nota

A sugestão acima não é regra geral. Jogadores experientes e treinadores podem e devem adotar outras, obviamente de acordo com a capacidade individual. O que considero de suma importância: é necessário estabelecer a tática mais apropriada e treiná-la até sua consolidação. De maneira diminuir ao máximo o dano que pode causar os saques desferidos contra o vento forte.

 

 

 

 

No próximo artigo a Recepção quando saque do adversário é desferido a Favor do Vento Forte

 

Voltar ao Menu de Colunas

Início/Home