Vôlei de Praia com o Vento Forte

 

Vôlei de Praia com Vento Forte

Os campeonatos e jogos de Vôlei de Praia são realizados com diferentes velocidades do vento. É fator que influencia o rendimento. Alguns jogadores possuem grande capacidade de atuar em dias com vento. Outros nem tanto, ou seja, tem seus desempenhos bem prejudicados.

Outro aspecto é de jogadores que não gostam de treinar e muitas vezes se recusam, ou treinam de mau humor quando há o vento forte. Outros entendem a importância do treinamento nessas condições. No Brasil, os jogadores do nordeste são mais habituados, pois quase sempre treinam com vento, característica da região.

Neste artigo serão focalizados como a ações são influenciadas pelo vento forte. Como se aproveitar e como minimizar as dificuldades. Para isso, vamos dividir o assunto em partes. Pela ordem.

 

Na foto acima, de arquivo, nunca é demais homenagear grande nomes do voleibol brasileiro. Da esquerda para a direita Rony Show, Bernard Razman (criador do Saque Jonada nas Estrelas), Eu, Mario Dunlop e Marcus Vinícius Freire.

Parte 1 - Saque

Parte 2 - Recepção do Saque

Parte 3 - Levantamento.

Parte 4 - Ataque

Parte 5 - Bloqueio

Parte 6 - Defesa

 


 

Saque

Direções do Vento

Contra


É circunstância mais favorável a quem saca e mais difícil a quem recepciona. A bola em atrito com o vento tende a descair subitamente.

A trajetória do terço central para frente descai e obriga aos jogadores que estão recepcionando (posicionados no limiar dos terços central e final) a executarem a manchete com o corpo agachado ou ainda com um dos joelhos no chão, técnicas que requerem grande capacidade.


A trajetória do terço central para trás dá a impressão de que a bola vai para fora e a mesma descai subitamente no terço final.


 

Nota


De modo geral, na ânsia de marcar o ponto, alguns jogadores sacam muito rente ao bordo superior da rede. Incorrem no risco de erro, uma vez que, a bola pode não passar pela rede. O mais apropriado é se buscar o terço final da quadra. A ação do vento provoca uma descaída rápida da bola.

 



A Favor


A bola é impulsionada. Ganha maior velocidade. A tendência é que trajetória seja retilínea e vise o terço final da quadra, sobretudo entre os dois passadores e entre os mesmos e as linhas laterais da quadra.

 

Nota

O saque curto com o vento a favor não é boa ideia. A bola é impulsionada para o terço central da quadra, onde se encontram os dois passadores.

 

No diagrama a seguir, as setas verticais indicam a direção do vento; verde (a favor) e laranja (contra). Os pontos que mais frequentemente são buscados pelo sacadores. As verdes (a favor) e as laranjas (contra).

 

 

 

Nota

Muitas vezes o sentido do vento não é absolutamente frontal. É enviesado. Nessas circunstâncias os pontos em que o saque é desferido deve variar. No diag 2, as setas em azul e em laranja indicam a direção do vento contra. Abaixo, PA os pontos mais adequados para a execução nas cores correspondentes. No diag. 3, os mesmos exemplos com o vento a favor.

Nada impede que o saque seja desferido de pontos diferentes aos mencionados nos diagramas. Alguns jogadores têm alguns, diria, artifícios e conseguem bons rendimentos, de modo sistemático ou eventual, isto é, em determinados momentos de um jogo.

 

 

 

 

 

Conclusão.

Como mencionado no início, o vento sopra em diferentes velocidades. Em algumas a precisão no saque é possível. Em outras, nem tanto, acertar já é muito bom. O intuito deste artigo é enfatizar a necessiadade do treinamento em diferentes circunstâcias do vento: contra, a favor, enviesado, etc. De maneira obter capacidade e regularidade.

Outro aspecto importante é o fato de a bola entrando em jogo, o time que está realizando o side-out (recepção-levantamento-ataque) encontrará maior dificuldade em relação aos dias em que não há vento forte. Como óbio, pode decorrer maior facilidade para a conquista do ponto com o sistema defensivo (bloqueio-defesa) e com o contra-ataque.

Nos próximos artigos serão detidamente a recepção, o levantamento e o ataque. Será possível entender a importância do Saque com o Vento Forte nas ações subsequentes, ou seja, na continuidade do jogo.

Voltar ao Menu de Colunas

Início/Home