Princípios Importantes no Treinamento de Voleibol - Metodologia

Princípios Importantes - Prazos

 

Nos artigos anteriores (links abaixo) abordei Princípios Importantes na construção de um Planejamento de Equipes de Voleibol:

No artigo 50: Adequação

No artigo 51: Metodologia

No artigo 53: Metodologia Parte 2

Artigo 54: Metodologia parte 3

Artigo 54b: Metodologia Parte 3, continuação do artigo 54.

 

Neste agora, vamos tratar de Prazos para alcance dos Objetivos.

 

Nota Importante.

Nos artigos anteriores tratei exclusivamente da Parte Ofensiva, Recepção, Levantamento e Ataque. Adiante, em outros artigos, tratarei também da Parte Defensiva.

 

O Professor/Treinador:

1 - Seleciona os Objetivos (conteúdos sugeridos) nos artigos anteriores;

2 - Define a Metodologia a ser adotada;

3 - Estabelece os Prazos para o alcance dos Objetivos.

Nos quadros a seguir, exemplos, sugestões bem simples para a Construção de um Planejamento.

- Divisão do Treinamento em Etapas.

- O Número e o Nome da Etapa deve ser escolhido pelo Professor/Treinador.

- Duração da Etapa deve ser feita de acordo com a natureza da Entidade. Utilizar por exemplo: em Escolas, em número de aulas; em Escolinhas, em número de sessões; em clubes, em semanas ou número de treinamentos. Por exemplo.

 

Etapa 1 Nome da Etapa Duração: de 15/3/15 a 15/5/15
Etapa 2 Nome da Etapa Duração: de 16/5/15 a 15/7/15
Etapa 3 Nome da Etapa Duração: de 16/7/15 a 15/9/15
Etapa 4 Nome da Etapa Duração: de 16/9/15 a 15/11/15

 

- Os Segmentos/Partes do Treinamento, Preparação Física, Preparação Técnica Individual, Preparação Estratégica/Tática, outras.

- Objetivos a serem alcançados em cada Parte.

Nos quadros a seguir, exemplos.

 

Etapa do Treinamento: 1

Caracterização/Nome da Etapa

Duração: de: 15 / 3 / 2015 a 15 / 5 / 2015

Preparação Física:

Objetivos

Prazos (Estimativa)

 

- Aquisição/melhoria das Capacidade Orgânica, aeróbica e anaeróbia

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Aquisição/melhoria da Coordenação

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Aquisição/melhoria da Flexibilidade

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Aquisição/melhoria da Velocidade: de deslocamentos e de movimentos

4 Semanas / 8 Sessões

Preparação Técnica Individual

Objetivos

Prazos (Estimativa)

 

- Toque para a Recepção do Saque: à frente, à direita e à esquerda do corpo

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Toque para o Levantamento: de frente e de costas para o alvo

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Manchete para a Recepção do Saque

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Meios de Ataque, cortada nas extremidades da rede para diagonais / paralelas

4 Semanas / 8 Sessões

Preparação Estratégica/Tática

Objetivos

Prazos (Estimativa)

 

Recepção com 4 Passadores

2 Semanas / 4 Sessões

 

Levantamento para as Extremidade da Rede

2 Semanas / 4 Sessões

 

Ataque por meio da Cortada, para as Diagonais / Paralelas

4 Semanas / 8 Sessões

 

Cobertura de Ataque nas Extremidades da Rede, pos. 4 e pos. 2 e Contra-Ataque

4 Semanas / 8 Sessões

 

Nota

No caso de Equipes que não dispõem de muito tempo ou aulas, sessões, treinamentos com duração suficiente, os Objetivos mencionados no quadro acima podem ser programados para serem alcançados, por exemplo:

Em Escolas, ao longo de uma Unidade Didática de Educação Física;

Em Escolinhas, em um bimestre, trimestre, semestre;

Em Equipes de Divisões de Base, por exemplo Mirim e Infantil, em 4, 6, 8 semanas de treinamento;

 

Ao final da Etapa o Professor/Treinador deve fazer uma avaliação acurada sobre os resultados do Treinamento. Por exemplo:

- Se os objetivos foram alcançados;

- Se sim, ótimo. Se não, quais não foram, qual/quais jogador (es) conseguiram/não conseguiram alcançar;

- Os motivos de terem ou não terem alcançado.

Em uma Segunda Etapa, se houver, diante da avaliação realizada:

- o Professor/Treinador planeja a Etapa seguinte com outros Objetivos;

- no caso de um outro Objetivo, em qualquer das três partes, não terem sido alcançados na Primeira, sugiro que seja repetido;

- planeja aulas, sessões ou treinamentos nos quais os jogadores que não alcançaram um ou outro Objetivos possam ter oportunidade de alcançá-los; individualização.

 

Nota.

Repare no Quadro Exemplo a seguir, estão mantidos os Objetivos na Preparação Física. Acrescentados outros na Preparação Técnica Individual e na Estratégica/Tática. Os Prazos foram mantidos, mas podem ser modificados, obviamente de acordo com a Avaliação realizada e a sensibilidade do Professor/Treinador.

 

 

Etapa do Treinamento: 2

Caracterização/Nome da Etapa

Duração: de: 16 / 5 / 2015 a 15 / 7 / 2015

Preparação Física:

Objetivos

Prazos (Estimativa)

 

- Aquisição/melhoria das Capacidade Orgânica, aeróbica e anaeróbia

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Aquisição/melhoria da Coordenação

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Aquisição/melhoria da Flexibilidade

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Aquisição/melhoria da Velocidade: de deslocamentos e de movimentos

4 Semanas / 8 Sessões

Preparação Técnica Individual

Objetivos

Prazos (Estimativa)

 

- Toque para o Levantamento: lateralmente, de frente para a direita de frente para a esquerda

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Toque para o Levantamento, com o Corpo em Suspensão: de frente e de costas para o alvo

4 Semanas / 8 Sessões

 

- Manchete para a Recepção do Saque, após deslocamento curto à frente/trás, á direita/esquerda

4 Semanas / 8 Sessões

  - Meios de Ataque, cortada nas extremidades da rede para diagonais / paralelas  

 

- Meios de Ataque, cortada de Bolas de Primeiro Tempo, no Terço Central da Rede, para pos. 1 e 5

4 Semanas / 8 Sessões

Preparação Estratégica/Tática

Objetivos

Prazos (Estimativa)

 

Recepção com 3 Passadores

2 Semanas / 4 Sessões

 

Levantamento para as Extremidade da Rede e para o Terço Central da Rede

2 Semanas / 4 Sessões

 

Ataque por meio da Cortada, de Bolas nas Extremidades e no Terço Central da Rede

4 Semanas / 8 Sessões

 

Cobertura de Ataque nas Extremidades da Rede, pos. 4, 2 e 3 e Contra-Ataque

4 Semanas / 8 Sessões

 

Caso haja a possibilidade de se realizar outras etapas, o raciocínio deve ser o mesmo, ou seja: selecionar os objetivos (adequados ao nível da competição a ser disputada), estabelecer a metodologia a ser adotada, estimar os prazos. Nada garante o sucesso absoluto, ou seja, que a equipe será a campeã. Mas, com toda certeza, o trabalho como todos ganhará muito em objetividade.

Conclusão.

Logo no primeiro artigo da série abordei a Adequação. Primeiramente, é necessário que o Professor/Treinador concordar com o pressuposto de que o rendimento dos atletas e, consequentemente, da equipe, resulta de importantes capacidades:

- físicas, sobretudo nas categorias de base, para executar todos os fundamentos de técnica individual de todos os tipos e maneiras;

- de execução correta dos fundamentos requeridos ao desempenho das funções/ações no jogo, por exemplo: toque e manchete para a Recepção do Saque; toque e manchete para o Levantamento; os meios de ataque, para o Ataque.

- do discernimento tático individual dos jogadores, de maneira que saibam como se conduzirem ao longo de todo um jogo.

 

Na continuidade, abordei as Valências Físicas fundamentais, os Fundamentos da Técnica e suas maneiras de execução. Em seguida sugeri alguns métodos tendo em vista a aquisição dessas capacidades. Finalmente, sugiro de que maneira distribuir os objetivos, conteúdos e prazos em um Planejamento Simples.

Importante. O Professor/Treinador, em um primeiro momento devo dimensionar acuradamente:

- as aptidões físicas e técnicas de seus jogadores e os potenciais a serem desenvolvidos;

- as condições de trabalho disponíveis; quadras, material, tempo para o treinamentos, etc.

Em seguida, construir o Planejamento exequível, ou seja, de acordo com suas possibilidades. Vale mencionar: não há receita, do tipo "faz assim que o sucesso está garantido". O que é adequado a um time pode não ser a outro; o que é adequado a um jogador pode não ser a outro.

A sensibilidades do Professor/Treinador é extremamente importante. Nem todos possuem as mesmas condições de trabalho, jogadores talentosos, enfim, qualidades importantes para um time campeão. Mas todos podem realizar um trabalho vencedor. Na medida em que consegue alcançar os objetivos possíveis, sejam quais forem as condições disponíveis.

 

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