Aquecimento c/ a Bola.

 

Aqui no JustVolleyball apresentarei, um a um, inúmeros artigos sobre os todos os fundamentos da técnica individual. Tudo de maneira accessível a todos os praticantes, isto é, desde o iniciante, passando pelos que jogam por lazer, até os atletas que competem em campeonatos de diversos níveis.

Você que gosta de bater sua bola deve dar uma "olhadela". Vai encontrar, com toda certeza, alguma dica para aperfeiçoar sua técnica e, com isso, melhorar sua "bola".

Antes de começarmos a jogar devemos fazer também aquecimento com bola, experimentando alguns dos exercícios apresentados.

Não são de difícil execução. Aqueles que não possuem muita prática podem subdividí-los e ainda fazê-los um de cada vez. Aqueles que visam melhores performances devem, então, executá-los tentando um rendimento ótimo, ou seja, visando perfeição na execução, intensidade, velocidade, etc... De qualquer forma, com a continuidade pode-se melhorar a habilidade e em conseqüência a performance.

Considero importante começar o aquecimento devagar, sem muita truculência, ou seja, sem aquelas cortadas fortes, saltos com impulsão máxima, mudanças súbitas de direção, a fim de evitar contusões. Por melhor que seja seu condicionamento convém iniciar o aquecimento muscular, devagar.

Uma vez aquecido, experiemte praticar os fundamentos que propiciam um melhor domínio da bola, ou seja:

- toque acima da cabeça;

- manchete.

Você e um companheiro podem começar pelas maneiras mais simples de execução:

- com o corpo de frente para o companheiro

com os dois pés no chão - com o corpo de costas para o companheiro

- com o corpo lateralmente em relação ao companheiro

 

Dica

A distância entre você e seu companheiro não deve ser, pelo menos no início, maior do que 3 metros. A força não é o mais importante. Procure coordenar seus movimentos de acordo com a chegada da bola. ou seja:

quando a bola vem chegando, você deve flexionar as pernas e braços - no toque - e flexionar as pernas e estender os braços - na manchete;

quando ela chega, você deve estender os braços e pernas e tocar a bola.

A precisão da trajetória da bola resulta dessa perfeita coordenação/tempo, entre a chegada da bola e o toque na mesma.

 

O toque e a manchete são os fundamentos utilizados para várias e importantes funções do jogo:

- recepção do saque;

- levantamento;

- ataque ("colocada");

- defesa.

Com razoável desembaraço na execução do toque e da manchete, já é possível participar do jogo sem a preocupação de sentir-se um "prego"; o ponto fraco do time.

Os demais fundamentos, tais como o saque, a cortada e o bloqueio, muitas vezes, não podem ser praticados antes do jogo. Depende de material e bastante tempo. O ideal é participar de uma "escolinha" no clubes e/ou na praia.

 

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