Aquecimento Muscular

1.4.3 - Preparação Muscular antes da prática.

 

Existem atualmente inúmeras academias e centros especializados, com professores de educação física e médicos, que podem realizar uma avaliação e traçar um programa individualizado, a fim de fortalecer a musculatura ou mesmo sanar uma deficiência, que muitas vezes nem mesmo a própria pessoa conhece.

Recomendo essa providência porque o trabalho que esses profissionais realizam é verdadeiramente excepcional. Na prática verifica-se o mesmo quadro mencionado no item 1.4.2, a e b. Excesso de Peso e Contusões Não Tratadas constituem uma sobrecarga para a musculatura e, em razão disso, é fundamental que esta esteja sempre forte e bem aquecida.

A fim de que o aquecimento muscular atinja seus objetivos, recomendo:

a - após a corrida inicial (preparação orgânica) e a preparação articular, iniciar o alongamento muscular. O músculo contém fibras elásticas. No início do alongamento essa elasticidade é limitada, não é total. O alongamento vai promovendo a extensão dessas fibras gradativamente, até que se obtenha o limite máximo. Uma solicitação abrupta do músculo pode acarretar estiramento, distensão e até ruptura das fibras. Por isso o alongamento é tão importante e deve ser gradativo;

b - uma vez alongada a musculatura, executar alguns exercícios isotônicos; aqueles que todos conhecem:

- flexão e extensão do pé;

- flexão e extensão da coxa sobre a perna;

- adução e abdução da coxa (abrir e fechar);

- flexão, extensão, inclinação e rotação do tronco; - abdominais;

- flexão e extensão dos braços;

- todos os movimentos dos braços que solicitem a musculatura dos ombros.

A musculatura mais solicitada no Vôlei de Praia deve ser a mais exigida durante o aquecimento. Como exemplos cito os músculos responsáveis pelo salto (da perna e da coxa) e os utilizados nas cortadas (dos ombros e dos braços).

 

Notas

- Durante o jogo, ao sentir qualquer dor nos músculos, não insista. Significa um "aviso" dos mesmos de que não aguentam mais. - Nas distensoes e estiramentos as dores são insuportáveis e acarretam impotência funcional do músculo. O jogador deve interromper imediatamente a prática e recorrer ao auxílio de um médico.

- Nas rupturas das fibras musculares o sintoma é semelhante à sensação de levar uma "pedrada". O socorro médico neste caso tem que ser imediato, sob pena de um agravamento com conseqüências graves.

- Os indivíduos mais idosos ou "fora de forma" necessitam tempo maior para recuperação, entre um esforço muscular e outro. É recomendável um descanço entre um jogo e outro. Também de um dia para o outro. Por exemplo, você jogou bastante no sábado e vai jogar no domingo. Caso sinta o corpo cansado ainda, não insista. Volte no próximo fim-de-semana, pois não vele a pena correr riscos.

 

Voltar