Cuidados Preliminares com a Saúde

 

1.1 - Consulta a Médicos Especializados.

Antes de jogar Vôlei de Praia o praticante deve consultar um médico especializado e realizar testes de aptidão física, a fim de que seja verificada sua condição física, detectado algum problema que o impossibilite de praticá-lo e, acima de tudo, para saber como iniciar a prática adequadamente.

 

Nota

É bastante comum encontrarmos pessoas, sem qualquer preparação prévia, jogando várias duplas, uma após a outra. São os chamados "atletas de fim-de-semana". Com essa atitude, corre o risco de graves acidentes, inclusive vasculares, que podem até chegar a matar.

 

1.2 - Alimentação Antes da Prática.

Um médico especializado também dará orientação sobre a alimentação a ser adotada antes de uma partida e, sobretudo, a que não deve ser seguida. Como, de modo geral, começa-se a jogar após a primeira refeição, o café da manhã deve constar de alimentos leves. O mais importante é iniciar o jogo cerca de duas horas após a refeição, tempo suficiente para a digestão dos alimentos. A não observância desse cuidado pode acarretar mal súbito causado por congestão, uma vez que, além do esforço, existe a agravante do forte calor da areia e do sol.

 

Nota

Há praticantes que cometem verdadeiros atentados à própria vida. Por exemplo:

a - os que acordam tarde e, ao invés do café da manhã, almoçam. Obviamente fazem uma refeição mais pesada e, por conseqüência, de digestão mais longa;

b - os que, nos intervalos entre uma partida e outra, bebem cerveja, "batida", enfim, bebidas alcoólicas acompanhadas daqueles pastéis do tipo "Jesus está chamando". Verdadeiramente um absurdo;

c - os que habitualmente não tomam o café da manhã. O organismo dispende grande esforço sem a energia (nutrientes) indispensável. Freqüentemente ocorre, nestes casos, a hipoglicemia e, em conseqüência, tonteira e perda dos sentidos.

 

1.3 - Alimentação Após a Prática.

Também uma orientação a ser dada pelo médico especialista. Sob o meu ponto de vista, não deve ser imediata, nem pesada. Evitar o álcool. A primeira providência é hidratar-se, se possível com água fresca. Nos casos de extrema exaustão, inclusive com tonteira e/ou sensação de frio, é bom consumir água e, após, água de côco ou "Coca-Cola", banana (rica em potássio), além de diversos produtos hidratantes existentes no mercado,do tipo "Gatorade".

 

Nota

Com relação a isso, tive experiência terrível. Após jogar uma série de duplas, fui a um bar, tomei uma cerveja estupidamente gelada e comi um pastel daqueles bem gordurosos. Resultado: subitamente perdi os sentidos. Esse é um hábito freqüente entre os "atletas de fim-de- semana".

 

Continuação no artigo 02 com aquecimento antes da prática.

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