Vínculos entre as Ações dos Sistemas no Voleibol

Transição Ataque – Recuperação pela Cobertura de Ataque – Re-Ataque

 

Reveja os artigos anteriores:

Vínculos das ações no Voleibol - Sistema Ofensivo - Recepção/Levantamento/ Ataque e Transição para o Sistema Defensivo

Vínculos das ações no Voleibol - Sistema Ofensivo - Recepção/Levantamento/ Ataque e Transição para o Sistema Defensivo

Vínculo Recepção e Ataque pelos Atacantes-Receptores

Vínculo Levantamento-Ataque - Parte 1

Vínculo Levantamento-Ataque - Parte 2

 

Em continuidade à apresentação de artigos sobre os Vínculos entre as Ações dos Sistemas no Voleibol, neste vamos abordar o vínculo que existe entre o Ataque e as Situações de Jogo que dele podem decorrer.

1- A bola que é defendida, mas não é controlada, pela equipe adversária e volta à quadra da que atacou;

No exato momento do Ataque, todos os jogadores devem estar nos seus posicionamentos para a Cobertura do Ataque (diagrama 2 a seguir). A fim, obviamente, de recuperar a bola que toca no bloqueio, e na continuidade pode resultar em um novo Ataque.

No caso em que a bola ultrapassa o bloqueio e é defendida (não é controlada) pela equipe adversária, e volta à quadra da própria equipe:

- qualquer um dos seis jogadores se encarrega de passá-la à Zona de Levantamento para a realização de um novo Ataque;

- este (o que passou) e os demais, devem voltar, imediatamente, aos pontos em que fazem suas Aproximações Finais (diagrama 3 a seguir) para este novo Ataque.

 

Nota

É um situação de jogo simples. E por ser simples é comum vermos jogadores negligenciarem na execução do passe para Zona de Levantamento; bolas muito próximas do bordo superior da rede, para a quadra oposta, curta, ou seja, no terço médio de sua própria quadra, etc.

Outro aspecto importante. No momento em que os jogadores percebem que a bola não foi controlada pela defesa da equipe adversária, o Levantador se dirige para a Zona de Levantamento e qualquer um dos demais jogadores assume a execução do passe. Atualmente, o Líbero é o ecarregador dessa atribuição.

 

 2 - A bola que é bloqueada e é recuperada pela Cobertura de Ataque.

No exato momento do Ataque todos os jogadores devem tomar, o mais rapidamente possível, seus posicionamentos para a Cobertura do Ataque (diagrama 2 a seguir). A fim de recuperar a bola que toca no bloqueio, e na continuidade pode resultar em um novo Ataque.

Uma vez recuperada a bola, a ação seguinte é o Levantamento, que pode ser executado pelo Levantador ou por qualquer um dos demais jogadores. Vamos aventar duas hipóteses.

A - A bola é recuperada e direcionada para a Zona de Levantamento; e todas as opões de ataque são viaveis;

B - A bola é recuperada e a bola se dirige a outros pontos da quadra e levantada por outro jogador que não o levantador; a combinações de ataque ficam inviabilizadas. De modo geral, ocorrem as Bolas Altas nas Extremidades da Rede e as Bolas atacadas do Fundo da Quadra, pelas posições 1 e 6, quando a equipe possui atavantes com essa capacidade.

 

Em ambos os casos, todos os jogadores devem tomar, imediatamente, seus pontos em fazem suas Aproximações Finais (diagrama 3 a seguir).

 

 

Nota

No artigo 63 faço a observação sobre o levantamento das bolas do terço médio da quadra (frequente após a recuperação da bola pela Cobertura do Ataque). O que o Levantador e os Atacantes devem considerar tendo em vista o melhor aproveitamento possível.

Nos diagramas a seguir, Os procedimentos de A3, atacante da bola de Primeiro Tempo, do Oposto, atacante da Bolas Alta na pos. 4, e de A2, atacante da Bolas Alta na pos. 2. Repare que os pontos das Aproximações Finais são diferentes.

Primeiro, porque os atacantes não devem sair à frente do local em que o Levantamento é executado. Depois, a fim de propiciar o ângulo para a passagem da trejetória da bola.

Algumas equipes de alta competitividade, com atacantes extremamente capazes utilizam a Bola Chutada nas extremidades da rede.

 

 

 

Nos próximos artigos focalizaremos o Vínculo entre as Ações do Sistema Defensivo

Voltar ao Menu de Colunas

Voltar / Home