Estratégias/Táticas - Artigo 63

 

- Estratégias / Táticas Ofensivas

- Estratégias/Táticas Defensivas para Neutralizar as Combinações de Ataque.

- Combinações de Ataque com 2 Atacantes no Primeiro Tempo.

 

No artigo 60, 61 e 62 focalizamos as Estratégias/Táticas Defensivas para neutralizar Combinações de Ataque com 3 Atacantes na Rede, 2 dos quais atacando Bolas de Primeiro Tempo. A fim de dividir o assunto, apresentamos as mesmas Finalizadas do Centro para a Entrada da Rede. Agora, vamos apresentar as Finalizadas do Centro para a Saída da Rede.

As diferenças são mínimas. A principal: as Bolas de Tempo devem, na medida do possível, devem ser levantadas/atacadas do Centro para a Entrada da Rede. Uma das quais é a "Chutada de Meio", caracteristicamente executada entre o centro e a entrada da rede. O objetivo é o de atrair os bloqueadores da equipe adversária para a metade da rede oposta à qual a combinação é finalizada. Vamos a alguns exemplos.

Nos diagramas que seguem, a Ordem de Saque é a seguinte:

 

A3 L A5
     
A2 A4 A6

A3 e A6 são os Centrais, atacante de Bolas de Primeiro Tempo.

A2 e A5 são os Atacantes de Ponta.

A4 é o Oposto, é o Segundo Atacante das Bolas de Primeiro Tempo.

L é o Levantador.

 

Nota

Nos diagrama está grafado A3/L. Significa que A3, um dos centrais, é substituído nos rodízios em que está na Zona de Defesa.

 

No diag. 1, A6 ataca a "Chutada de Meio", A4 a Cabeça Atrás e A2, atacante de ponto/receptor, ataca a Terceira Bola na pos. 2 da quadra oposta.

No diag. 2,. uma variação. A4, em vez de ataca à frente do levantador, como no diag. 1, ataca Cabeça Atrás. A2 finta o ataque no centro da rede, muda o curso e ataca na pos. 2 da quadra oposta.

No diag. 3, uma combinação típica do voleibol feminino. A4 ataca a China com 1 Pé na Saída da Rede e A2 a Desmico da China.

 

 

 

 

- Procedimentos no Bloqueio.

 

Como foi mencionado anteriormente, a Combinação com 2 Atacantes em Bolas de Tempo coloca em confronto dois bloqueadores contra os dois atacantes das bolas de tempo. Quando bem executada dificulta e muito o auxílio entre os bloqueadores. Logo, é muito provável que ocorra ataques diante de bloqueios simples. Resumindo. A Primeira Atribuição/Principal de cada bloqueador é responsabilizar-se por cada um dos atacantes. A Segunda Atribuição/Secundária é, na medida do possível, auxiliar os companheiros. Ou seja, é possivel mesclar as manobras 1-2 e 2-1.

 

B3

 

Primeira Atribuição - Responsabilidade Principal.

- Bloqueio da Bola de Tempo levantada/atacada no terço central da rede, Cabeça Atrás, no diag. 4 e Cabeça Frente, no diag. 5.

- Bloqueio da Bola de Tempo, "Chutada de Meio", no diag. 6.

Segunda Atribuição - Responsabilidade Secundária

- Deslocar-se à esquerda a fim de auxiliar B3 no bloqueio da bola atacada, por A2, na pos. 2 da quadra oposta (nos diags. 4 e 5).

- Deslocar-se à esquerda para o bloqueio da Terceira Bola atacada no terço central da rede por A2.

 

 

 


 

B4

 

Primeira Atribuição - Responsabilidade Principal.

- Bloqueio, com B3, da Bola de Tempo levantada/atacada no terço central da rede, Cabeça Atrás, no diag. 7 e Cabeça Frente, no diag. 8.

- Bloqueio da China com 1 Pé na Saída da Rede, no diag. 9.

Segunda Atribuição - Responsabilidade Secundária

- Deslocar-se à esquerda a fim de bloquear da bola atacada, por A2, na pos. 2 da quadra oposta (nos diags. 7 e 8).

- Deslocar-se à direita para tentar (muito difícil) auxiliar B3 no bloqueio da Terceira Bola atacada no terço central da rede por A2.

 

 

 


 

B2

 

Primeira Atribuição - Responsabilidade Principal.

- Bloqueio (individual) da bola de tempo "Chutada de Meio", nos diag. 10 e 11.

- Bloqueio (duplo com B3) da bola de tempo "Chutada de Meio" , nos diag. 11.

Segunda Atribuição - Responsabilidade Secundária

- Deslocar-se à esquerda juntamente com B3 a fim de bloquear a Terceira Bola atacada no terço central da rede por A2, no diag. 12.

- Deslocar-se à esquerda a fim de defender a bola "largada" atrás do bloqueio de B3, dentro da Zona de Ataque.

 

 

 

 

 

Cont. no art. 64, com os Procedimentos na Defesa

 

Home

Ir para Menu Vôlei de Quadra